Segunda-feira, 18 de maio de 2015 - 12h48
Novo diálogo para a implantação do Instituo Federal de Rondônia (IFRO) no município de Jaru aconteceu na última quinta-feira (14), entre a Pro Reitora de Ensino Maria Fabíola Morares, o deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT), o secretário municipal de educação Leomar Lopes e o assessor jurídico da secretaria, advogado Rooger Taylor.
O deputado Lazinho da Fetagro, entusiasta e incentivador desta proposta, conta que o município de Jaru poderá ganhar em breve a unidade de educação profissional e tecnológica. “A expectativa é para o segundo semestre deste ano”, anunciou. Para isso, comprometeu-se em sensibilizar forças políticas do Estado - deputados estaduais, governo do estado, deputados federais e senadores - para contribuírem com a consolidação deste projeto. “A efetivação do IFRO em Jaru é importante para a comunidade escolar. Centenas de alunos poderão ter acesso à educação profissional e tecnológica”, pontuou.
O secretário Leomar Lopes lembrou que a iniciativa de implantar a unidade avançada no município partiu da prefeitura de Jaru; e ressaltou que a prefeitura já doou um terreno para abrigar as instalações do Instituto Federal. “Estamos à disposição para que esse importante projeto possa ser concretizado”, afirmou.
Na ocasião, o deputado e o secretário também solicitaram a implementação de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) para fortalecer a educação do município de Jaru, ampliando a oferta de cursos de educação técnica profissional.
Lazinho da Fetagro defendeu o início dos cursos do Pronatec por “incentivar a formação e qualificação e ampliar as oportunidades profissionais para os interessados em ingressar no mercado de trabalho”.
Os cursos do Pronatec visam a atender pessoas maiores de 15 anos; trabalhadores, agricultores familiares, aquicultores, extrativistas e pescadores; povos indígenas; comunidades quilombolas; desempregados; pessoas com deficiências; beneficiários dos programas federais de transferência de renda; estudantes matriculados nas escolas públicas, inclusive na educação de jovens e adultos; entre outros.
De acordo com a Pro Reitora Maria Fabíola, alguns procedimentos devem ser efetivados para a implantação do Instituto e seus cursos. A Pro Reitora confirmou que as obras da construção do Campus e os cursos do Pronatec poderão ter início a partir do segundo semestre deste ano de 2015.
O IFRO já beneficia centenas de pessoas no município com cursos à distância nas áreas de Informática, Finanças e Agente Comunitário de Saúde. “Já existe a modalidade á distância. Queremos a implantação definitiva do Instituto”, reforçou o secretário Leomar.
Fonte: Luciane Machado
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d