Segunda-feira, 18 de maio de 2015 - 12h48
Novo diálogo para a implantação do Instituo Federal de Rondônia (IFRO) no município de Jaru aconteceu na última quinta-feira (14), entre a Pro Reitora de Ensino Maria Fabíola Morares, o deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT), o secretário municipal de educação Leomar Lopes e o assessor jurídico da secretaria, advogado Rooger Taylor.
O deputado Lazinho da Fetagro, entusiasta e incentivador desta proposta, conta que o município de Jaru poderá ganhar em breve a unidade de educação profissional e tecnológica. “A expectativa é para o segundo semestre deste ano”, anunciou. Para isso, comprometeu-se em sensibilizar forças políticas do Estado - deputados estaduais, governo do estado, deputados federais e senadores - para contribuírem com a consolidação deste projeto. “A efetivação do IFRO em Jaru é importante para a comunidade escolar. Centenas de alunos poderão ter acesso à educação profissional e tecnológica”, pontuou.
O secretário Leomar Lopes lembrou que a iniciativa de implantar a unidade avançada no município partiu da prefeitura de Jaru; e ressaltou que a prefeitura já doou um terreno para abrigar as instalações do Instituto Federal. “Estamos à disposição para que esse importante projeto possa ser concretizado”, afirmou.
Na ocasião, o deputado e o secretário também solicitaram a implementação de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) para fortalecer a educação do município de Jaru, ampliando a oferta de cursos de educação técnica profissional.
Lazinho da Fetagro defendeu o início dos cursos do Pronatec por “incentivar a formação e qualificação e ampliar as oportunidades profissionais para os interessados em ingressar no mercado de trabalho”.
Os cursos do Pronatec visam a atender pessoas maiores de 15 anos; trabalhadores, agricultores familiares, aquicultores, extrativistas e pescadores; povos indígenas; comunidades quilombolas; desempregados; pessoas com deficiências; beneficiários dos programas federais de transferência de renda; estudantes matriculados nas escolas públicas, inclusive na educação de jovens e adultos; entre outros.
De acordo com a Pro Reitora Maria Fabíola, alguns procedimentos devem ser efetivados para a implantação do Instituto e seus cursos. A Pro Reitora confirmou que as obras da construção do Campus e os cursos do Pronatec poderão ter início a partir do segundo semestre deste ano de 2015.
O IFRO já beneficia centenas de pessoas no município com cursos à distância nas áreas de Informática, Finanças e Agente Comunitário de Saúde. “Já existe a modalidade á distância. Queremos a implantação definitiva do Instituto”, reforçou o secretário Leomar.
Fonte: Luciane Machado
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)