Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Denúncia Online auxilia trabalho de fiscalização do Crea-RO


A fiscalização do exercício profissional nas áreas da Agronomia, Engenharia, Geologia, Geografia e Meteorologia, seja no nível superior ou médio, tem como principal objetivo a proteção da sociedade através da garantia de serviços prestados por profissionais legalmente habilitados. Dessa forma, elimina-se uma parcela considerável de leigos exercendo ilegalmente a profissão e/ou profissionais em situação irregular com o Sistema Confea/Crea e Mútua.

A legislação determina que somente pessoas físicas ou jurídicas legalmente habilitadas podem executar obras e serviços nas áreas citadas anteriormente, pois estão aptas a oferecer à sociedade um acompanhamento idôneo e tecnicamente eficaz. O papel dos Creas é justamente fiscalizar o cumprimento desta legislação. Portanto, as obras e serviços que não tenham sido ou que não estejam sendo executados por profissional habilitado são caracterizados como Obras e Serviços Clandestino.

Como forma de auxiliar ainda mais o trabalho exercido pelos fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia (Crea-RO) foi implantado, em 2012, o serviço de Denúncia Online, que conta com a ajuda direta da sociedade.

Ao total, foram registradas até o momento aproximadamente 1000 denúncias. Segundo o gerente do departamento de fiscalização, Cícero Stresser, ao fazer a denúncia, a pessoa deverá preencher todos os campos necessários para identificar a obra. “E nós garantimos total sigilo do denunciante. Este serviço auxilia muito o trabalho da fiscalização do Crea-RO e é importante que a população denuncie”, declarou o gerente.

O maior índice de denúncia é proveniente da zona lesta da capital, onde se concentra o maior número de obras, sendo os bairros JK, Três Marias com maior incidência de irregularidades.

Como funciona?

Após a denúncia feita é realizado uma triagem e repassado aos fiscais, que têm suas áreas de abrangências. “Desde que foi implantado este serviço na atual gestão do presidente Nélio Alencar, o campo de atuação do departamento de fiscalização foi bastante ampliado. Vale ressaltar ainda, que o Crea-RO não tem poder de embargo e não pode paralisar obras. O objetivo é verificar se a atividade em questão está sendo realizada por um profissional habilitado e todo o cidadão tem o direito e o dever de denunciar o exercício ilegal destas profissões”, finalizou Cícero.

Fonte: Narah Braga

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)