Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015 - 05h19
Ao inaugurar a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco), nesta quinta-feira (5), o governo de Rondônia demonstra que enfrenta com firmeza as organizações que agem na certeza de que ficarão impunes. A definição é do delegado Leonardo Augusto Simões Matos, que chefia órgão, onde atua uma equipe de policiais diferenciados, cuja missão inclui investigar desvio de recursos público.
A Draco engloba as estruturas do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Delegacia Especializada em Crimes Contra a Ordem Tributária e, por isto, tem atuação mais abrangente. Sob sua responsabilidade está o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, que funciona desde outubro do ano passado.
“Temos uma estrutura robusta e com servidores selecionados para atuar na parte contábil e financeira”, revela o delegado. Segundo ele, agora o estado está preparado para enfrentar o complexo mundo onde se desenvolve o crime organizado. Todos os policiais têm formação universitária e vão trabalhar em inquéritos que já iniciam com oito mil páginas.
Há seis anos na Polícia Civil, Leonardo sempre atuou na área de inteligência, que é fundamental no trabalho que compete à Draco. “O governo do estado, com este trabalho, se impõe ante a sensação de impunidade, que é tão prejudicial à sociedade. “É preciso dar a certeza de que todos os criminosos serão responsabilizados por suas ações”, resume.
“O crime organizado tem tentáculos em todas as áreas”, define o secretário da Segurança, Defesa Cidadania, delegado Antônio Reis. Ele acrescenta que é preciso combater a ameaça à estabilidade social que os grupos criminosos representam.
INVESTIMENTOS
O governador Confúcio Moura aponta a integração com os estados e o investimento em tecnologia como fatores que devem ser destacados na delegacia. “Rondônia avança neste quesito criando delegacia especializada e investindo em capacitação dos policiais”, concluiu. Defensor das ações preventivas, ele anunciou que dará prioridade nos esforços para transformar as escolas em centros de transformação, de onde saiam cidadãos comprometidos com a cultura da paz.
Os deputados estaduais Doutor Neidson, Lúcia Teresa e Ezequiel Júnior, além do vereador Pastor Delson prestigiaram a inauguração da delegacia. Também estavam presentes policiais civis e representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Rondônia permite mais recursos para a Seagri
O Projeto de Lei 965/2025, de autoria do Poder Executivo rondoniense, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Rondônia, no mês de agosto. Pelo
Deputado Alex Redano é homenageado como membro benemérito pela Academia Rondoniense de Letras
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu o título em reconhecimento ao seu apoio à c
Nota de Esclarecimento da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), por meio da Superintendência de Comunicação Social (Secom), esclarece que é falsa a informa
Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) deu um importante passo, na tarde da última terça-feira (26), com a realização da visita piloto do proj