Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Defensoria fiscaliza unidades de internação de adolescentes em conflito com a lei


As quatro unidades de internação de menor infrator em Porto Velho abrigam aproximadamente 100 adolescentes, sendo quatro deles mulheres. Para atender essa demanda, é disponibilizada atualmente apenas uma psicóloga que presta serviço em duas unidades, quando o número ideal seria um profissional dessa área para cada quarenta menores infratores, como determina o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinas).

Defensoria fiscaliza unidades de internação de adolescentes em conflito com a lei - Gente de Opinião
Na unidade feminina ficam as adolescentes sentenciadas e as provisórias

São duas unidades para atender o adolescente sentenciado e uma unidade para suprir o provisório – aquele que foi preso, mas ainda não foi levado a julgamento. Existe  também uma unidade feminina, onde ficam as adolescentes sentenciadas e as provisórias.

A defensora pública Ana Flávia Jordão Ramos afirmou que essas foram algumas das irregularidades encontradas durante as vistorias realizadas pela Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), Ministério Público e o juiz da Vara da Infância e Adolescência às unidades de atendimento ao menor. Há ainda, segundo ela, falta de pessoal e necessidade de se reformar as casas onde funcionam as unidades feminina e a provisória masculina
 

Educação

A defensora ressaltou ainda que há problemas na área da educação na maior unidade de internação do Estado, a unidade masculina I, que devido a precariedade da estrutura , não oferece aulas diárias para todos os internos – eles são submetidos a uma sistema de rodízio para que todos possam frequentar as aulas.

Ana Flávia destacou, porém, que falta uma unidade de semiliberdade, o que impede que seja aplicada a progressão das medidas como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Devido à inexistência desse regime, o adolescente sai do sistema fechado direto para a rua, sem nenhum acompanhamento.

A falta de estrutura física adequada nos alojamentos das unidades, principalmente da provisória masculina, e da feminina, fez com que o MP propusesse ao Governo, por meio de Ação Civil Pública (ACP), a mudança de prédio e a reforma  das unidades I e II. Caso a proposta não seja acatada, essas unidades poderão ser fechadas.

Defensoria fiscaliza unidades de internação de adolescentes em conflito com a lei - Gente de Opinião
A defensora pública Ana Flávia Jordão foi designada para atuar junto aos menores em conflito com a lei

Saúde

No que tange a questão da saúde, ela disse que está regularizada – existe uma equipe formada por médico, enfermeira e odontólogo para atender os cerca de 100 adolescentes. Quanto à educação, em cada unidade tem professoras e pedagogas.

 A defensora pública declarou que o Governo apresentou projeto para instalação do Recomeçar, que irá oferecer atividades como capoeira, jogo de xadrez e curso profissionalizantes. O Governo propôs ainda, segundo ela, a construção de uma nova unidade para atender aos sentenciados.

Ana Flávia foi designada em dezembro pela Defensoria Pública para atuar junto aos menores em conflito com a lei. Anteriormente, por não ter um defensor público, não eram realizadas vistorias nas unidades, o trabalho limitava-se apenas a análise dos processos. De acordo com a defensora pública, 98% dos processos da Vara de Execução são acompanhados pela Defensoria Pública.

Fonte: Emilia Araújo – Ascom/DPE-RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)