Quinta-feira, 30 de junho de 2016 - 15h33
A Defensoria Pública do Estado (DPE-RO) e a Faculdade Católica de Rondônia (FCR) assinam convênio para a execução do projeto SUS-Mediado, lançado pela DPE no final do ano passado. A parceria será fechada oficialmente nesta sexta-feira, 01, às 10 horas, em solenidade simbólica a ser realizada na Faculdade Católica.
O atendimento aos assistidos, que tenham qualquer questão relacionada à área da saúde, inicia no dia 28 de julho, das 8 às 11:30 e das 14 às 17:30, no Núcleo de Práticas Jurídicas da FCR - a entrada será pela Carlos Gomes, subesquina com a Gonçalves Dias.
O Defensor Público-Geral do Estado, Marcus Edson de Lima, designou como coordenador para executar o trabalho, o defensor público Bruno Balbé, com apoio de uma assessora e de alunos do curso de Direito da FRC.
Essa equipe analisará a solicitação do assistido, em seguida, agendará a reunião de conciliação, que ocorrerá uma vez por semana, com a presença do defensor público responsável pelo SUS Mediado, de dois médicos - um da esfera estadual e outro municipal, da Procuradoria Geral do Estado e do Município, além da Defensoria Pública da União (DPU).
A meta da Administração Superior da Defensoria Pública é reduzir em até 90% a judicialização na saúde com a implementação do programa. A instituição quer levar à Justiça apenas os casos de urgência e emergência.
Redução - gastos
A ideia de implantar o SUS Mediado foi efetuada pelo DPGE da época, Antonio Fontoura Coimbra, e pelo então Subdefensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima, em 2015. O programa foi idealizado pelo defensor público Guilherme Ornelas, que, após conhecer o projeto na DPE-PA, o apresentou à Administração Superior da DPE-RO, sendo acampado de imediato pela instituição, com o apoio do Governador Confúcio Moura.
Além do Pará, o programa já está sendo desenvolvido nas Defensorias Públicas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte. Marcus Edson de Lima afirmou que o programa contribuirá para atenuar os gastos do Estado, do Município e do Judiciário, beneficiando diretamente o assistido, que terá uma solução rápida e objetiva para o seu problema.
“O hipossuficiente é a razão da nossa existência, por isso ele é a nossa prioridade”, declarou o DPGE, acrescentando que essa medida contribuirá consideravelmente para a melhoria do sistema de saúde de Rondônia.
Fonte: Emilia Araújo - Ascom DPE -RO
Preocupado com as condições de trabalho dos servidores da segurança pública e com a qualidade do atendimento à população, o deputado estadual Ribeir
Rolim de Moura ganhará um novo espaço de fé e valorização da cultura cristã. Foi anunciada nesta quinta-feira (31) a construção da Praça da Bíblia,
Durante a programação da Agroari, realizada dentro da 40ª edição da Expoari, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redan
Deputada Ieda Chaves cobra implementação de Cadastro Estadual de Pedófilos em Rondônia
Diante do crescente número de notícias sobre crimes sexuais infantojuvenis, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou o Requerimento