Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Debate sobre segurança revela necessidade de planejamento


 
Com a finalidade de debater os temas mais relevantes para a população de Rondônia e construir um programa de governo participativo, o Partido dos Trabalhadores iniciou um ciclo de debates que terá atividades em todo o Estado. 

A segurança pública foi o primeiro tema apresentado pelo PT e rendeu importantes subsídios e propostas para o programa de governo que busca solucionar junto com a sociedade o problema da falta de segurança tanto da Capital quanto nas cidades do interior. 

O debate, realizado em Porto Velho no dia 09/04, reuniu mais de 200 pessoas e teve a participação de representantes das polícias Civil e Militar, OAB, igrejas, líderes comunitários, estudantes, e do pré-candidato do PT ao governo do Estado, Eduardo Valverde. 

O evento concluiu que o principal problema da segurança pública em Rondônia é a falta de planejamento, seguido da falta de uma maior integração entre as polícias e os demais órgãos de segurança e de inteligência. 

Alguns problemas de gestão foram apontados como a causa do aumento da violência em Rondônia. Um deles é a falta de interesse ou de competência para fazer funcionar as cozinhas industriais existentes nos presídios. 

Em vez de utilizar a mão de obra dos apenados para fazer as refeições servidas nas unidades prisionais, o governo prefere comprar marmitex, muitas vezes a preços superfaturados, como foi o caso das refeições servidas em hospitais, denunciado pela Folha de São Paulo como “a quentinha mais cara do país”. 

A utilização das cozinhas dos presídios, além de reduzir o custo das refeições, evita a figura do “fornecedor” e contribui para a ressocialização dos presos. 

Ainda relacionado à atividade dos presos, o debate revelou que a produção de bolas que havia no presídio Ênio Pinheiro, em Porto Velho, foi suspensa por falta de prestação de contas do governo ao programa que era referência mundial. 

O pré-candidato ao governo do Estado pelo PT, Eduardo Valverde, destacou que além das ações que devem ser desenvolvidas pelo governo, a melhoria da segurança pública precisa envolver a comunidade. “Existem ações que não dependem só do poder público, mas devem ser articuladas pelo governo. A família, por exemplo, é uma importante parceira do poder público na prevenção e repressão ao crime”, disse Valverde. 

Outro debate sobre segurança pública será realizado em Ji-Paraná. Também serão realizados nas demais regiões do Estado debates sobre os mais diversos temas, como indústria, comércio, produção, extrativismo, etc. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)