Segunda-feira, 19 de abril de 2010 - 10h19
Com a finalidade de debater os temas mais relevantes para a população de Rondônia e construir um programa de governo participativo, o Partido dos Trabalhadores iniciou um ciclo de debates que terá atividades em todo o Estado.
A segurança pública foi o primeiro tema apresentado pelo PT e rendeu importantes subsídios e propostas para o programa de governo que busca solucionar junto com a sociedade o problema da falta de segurança tanto da Capital quanto nas cidades do interior.
O debate, realizado em Porto Velho no dia 09/04, reuniu mais de 200 pessoas e teve a participação de representantes das polícias Civil e Militar, OAB, igrejas, líderes comunitários, estudantes, e do pré-candidato do PT ao governo do Estado, Eduardo Valverde.
O evento concluiu que o principal problema da segurança pública em Rondônia é a falta de planejamento, seguido da falta de uma maior integração entre as polícias e os demais órgãos de segurança e de inteligência.
Alguns problemas de gestão foram apontados como a causa do aumento da violência em Rondônia. Um deles é a falta de interesse ou de competência para fazer funcionar as cozinhas industriais existentes nos presídios.
Em vez de utilizar a mão de obra dos apenados para fazer as refeições servidas nas unidades prisionais, o governo prefere comprar marmitex, muitas vezes a preços superfaturados, como foi o caso das refeições servidas em hospitais, denunciado pela Folha de São Paulo como “a quentinha mais cara do país”.
A utilização das cozinhas dos presídios, além de reduzir o custo das refeições, evita a figura do “fornecedor” e contribui para a ressocialização dos presos.
Ainda relacionado à atividade dos presos, o debate revelou que a produção de bolas que havia no presídio Ênio Pinheiro, em Porto Velho, foi suspensa por falta de prestação de contas do governo ao programa que era referência mundial.
O pré-candidato ao governo do Estado pelo PT, Eduardo Valverde, destacou que além das ações que devem ser desenvolvidas pelo governo, a melhoria da segurança pública precisa envolver a comunidade. “Existem ações que não dependem só do poder público, mas devem ser articuladas pelo governo. A família, por exemplo, é uma importante parceira do poder público na prevenção e repressão ao crime”, disse Valverde.
Outro debate sobre segurança pública será realizado em Ji-Paraná. Também serão realizados nas demais regiões do Estado debates sobre os mais diversos temas, como indústria, comércio, produção, extrativismo, etc.
Fonte: Ascom
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)