Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Debate sobre regularização fundiária é tema de audiência pública



Durante audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (10) no Plenário da Assembleia Legislativa, por indicação do deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB), foi discutida a questão da regularização fundiária do bairro Universitário, localizado na Zona Leste de Porto Velho.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Universitário, Vicente Flor da Silva Filho, reafirmou a condição de precariedade dos moradores diante da ação da Justiça, e pediu que uma solução para o caso seja dada nesse prazo de 30 dias, de adiamento para a desocupação estipulado pelo Judiciário.

A moradora do bairro, Tatiana Rodrigues da Silva, pediu apoio de todos os órgãos governamentais, frisando que 350 famílias estão correndo o risco de perder suas casas. Disse que a ordem de despejo foi adiada por 30 dias, mas que ainda permanecem sob risco.

Ela lembrou que as famílias entraram numa área que era mato e sem nenhuma infraestrutura. Mesmo sem apoio de nenhum órgão governamental, as famílias permanecem lutando para ter um canto que possam considerar como delas. Agradeceu o apoio do deputado Jesuino Boabaid, “que desde o início do conflito tem demonstrado preocupação com o destino das famílias”.

O procurador do Município de Porto Velho, Carlos Dobbs, enalteceu o empenho do deputado Jesuino Boabaid em tentar solucionar o problema do bairro Universitário. Salientou que o assunto, apesar de polêmico, foivisto como uma prioridade da prefeitura, buscando beneficiar as famílias.

Dobbs frisou que sempre manteve um diálogo aberto com os moradores, deixando claro que a situação era delicada e de difícil solução. O procurador fez um relato da origem da posse da terra, mostrando algumas irregularidades e citou que, desde o primeiro pedido de registro em 1985 até o ano de 2005, não havia benfeitoria de espécie alguma na área, e que o casal que requereu o registro, Isabel Kawamura e Armando Dias Sabino, foi embora em 1987 e não voltou mais.

Hoje, segundo o procurador, está sendo aguardada a decisão judicial para que a área retorne ao poder municipal e, a partir daí, a distribuição em lotes deverá ser feita para as famílias que já estão assentadas no local.

O superintendente de Regularização Fundiária, Rubens Nascimento, destacou a importância da decisão, que gerou a suspensão da reintegração de posse do bairro Universitário. Segundo ele, a ação pode ter evitado um grande impacto social.

Ele também citou que o município vem realizando ações paralelas quanto à retomada da área em questão. Segundo Nascimento, as ações estariam correndo fora da liminar e questionou se os documentos teriam sido anexados ao processo da reintegração de posse.

Sobre a possibilidade de uma decisão contrária aos interesses das famílias do bairro universitário, o superintendente quis saber se o município já teria uma ação alternativa para defender os moradores.

Segundo o procurador de Porto Velho, Carlos Dobbs, o município precisa se ater à causa jurídica. Ele disse ainda não haver uma proposta alternativa para apresentar às 350 famílias, caso a ação seja indeferida, e havendo o trânsito em julgado não caberá mais ao Executivo Municipal qualquer decisão.

O assessor especial do governo do Estado, Ricardo Fávaro, colocou o departamento jurídico do governo à disposição para buscar a solução para o problema. Disse acreditar que a vitória da população será inequívoca, pois há união entre o governo, prefeitura e todos os Poderes constituídos em busca da resolução da questão, pois acima de tudo está a dignidade humana.

A diretora executiva da Superintendência de Desenvolvimento do Estado
(Suder), Quilvia Carvalho, disse que esse processo já chega ao desgaste, mas que a superintendência acredita na vitória da comunidade. Desabafou que o município já se pronunciou dizendo não ter definição e somente o prefeito fala sobre o assunto, apesar disso, não compareceu ao evento.

Quilvia Carvalho relatou o sofrimento das famílias e disse ser preciso um posicionamento urgente das autoridades. Afirmou que governo de Rondônia está disposto a resolver o impasse. Apontou muitas irregularidades na ocupação da área, há dez anos, e que agora as famílias podem ser prejudicadas.

Deixou registrado que o governo do Estado estaria disposto a negociar com o suposto proprietário, se este aceitar negociar, uma permuta de área para que as 350 famílias possam permanecer no local.

O deputado Jesuíno Boabaid encaminhará ata resumida, juntamente com outros documentos com os pontos principais da audiência pública para o Tribunal de Justiça e Ministério Público, pois “é necessário que se cobre das autoridades uma resolução definitiva da questão discutida”, afirmou.

Fonte:  Elaine Maia, Juliana Martins, David C asseb e Geovani Berno

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)