Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CUT e Sintelpes negociam com ESBR acordo


Na tarde desta segunda-feira (07), no escritório da Energia Sustentável do Brasil (ESBR) foi realizada uma reunião com o Sindicato dos Trabalhadores Terceirizados e Limpeza (SINTELPES), com a participação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), para tratar da situação de aproximadamente noventa funcionários da empresa terceirizada J Dionizio/Grupo DCAT que prestava serviços para a ESBR e foram recentemente demitidos, pela terceirizada, sem o pagamento de salários e benefícios vencidos, verbas rescisórias e recolhimentos de contribuições sociais.

Em reunião na última quarta-feira (02), entre o diretor da ESBR José Lúcio e o presidente da CUT Itamar Ferreira, foi aberto o canal de negociação, para que se busque uma solução administrativa sem a necessidade do Sintelpes recorrer à Justiça do Trabalho, contra a empresa terceirizada e subsidiariamente contra a ESBR. Os pressupostos estabelecidos para um acordo foram: a ESBR assumiria a responsabilidade pelo pagamento de todos os direitos trabalhistas dos funcionários terceirizados; recontratação destes funcionários demitidos através de uma nova empresa terceirizada; e não ingresso de ações na Justiça.

A reunião teve a participação, também, do setor jurídico e de técnicos da matriz da ESBR no Rio de Janeiro, através de videoconferência. Foi solicitado ao Sintelpes o encaminhamento de informações como a lista nominal dos funcionários, para se saber a quantidade e quem são; bem como, os valores totais de cada um, incluindo todos os débitos trabalhistas existentes. Já ficou como indicativo a realização de uma nova reunião  ainda esta semana, que será confirmada posteriormente, quando poderá ser definido um acordo beneficiando os funcionários com seus direitos e o retorno do emprego.

A CUT e o SINTELPES tem denunciado com frequência os problemas causados rotineiramente por empresas terceirizadas, que prestam diversos serviços a órgãos públicos e empresas privadas, que muitas vezes dão o calote nos trabalhadores. A única chance desses trabalhares receberam seus direitos trabalhistas é acionar o contratante na Justiça, que tem responsabilidade de pagar, caso a terceirizada não pague. A grande preocupação dos sindicatos de todo Brasil atualmente é com o projeto de lei (PL) 4330, da Câmara dos Deputados, que amplia ainda mais esse tipo de serviço e acaba com a responsabilidade do contratante.

Atualmente o Sintelpes está acompanhado problemas de atrasos de salários e benefícios de terceirizadas que atuam na limpeza dos hospitais estaduais, como a AMAZON FORT; dos terceirizadas que trabalhavam na Penitenciária Federal (SUPEN), onde a empresa TEC LIMP rompeu o contrato demitiu vinte e cinco trabalhadores e os abandonou à própria sorte. Outro caso de grande repercussão é o de 1.622 vigilantes demitidos desde outubro 2013 pela empresa Rocha, ligada ao ex-senador Expedito Junior, que até o momento não receberam verbas rescisórias.

 Para o presidente da CUT, Itamar Ferreira, "os contratantes, sejam públicos ou privados, deveriam agir sempre como a ESBR está fazendo, primeiro garantir os direitos dos trabalhadores e depois acionarem essas terceirizada na Justiça regressivamente".

Fonte: CUT

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)