Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CUT e Força Sindical solicitam apoio da bancada federal contra a instalação de CPI


Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (09), os presidentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Itamar Ferreira; da Força Sindical, Antônio Acácio do Amaral; e o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRO), Valdemar Espanhol, levaram ao deputado federal Eduardo Valverde a preocupação do movimento sindical de Rondônia com a escalada do autoritarismo no Estado, cujo lance mais recente seria, na opinião das Centrais, a tentativa de instalação de uma CPI contra sindicato, inicialmente da educação, que de tão despropositada provavelmente seria a primeira do gênero no Brasil. A medida foi requerida na semana passada no plenário da Assembléia Legislativa (ALE).

Valverde, que atualmente coordenada a bancada federal de Rondônia e lidera o movimento de união das forças políticas do Estado, visando ampliar os benefícios do Governo Federal para o Estado, ouviu dos sindicalistas a indignação com a iniciativa de se criar a CPI, pois entendem que das decisões de sindicatos, tomadas em assembléias geral, não caberiam investigações por parte da Assembléia, mas sim recurso aos fóruns da categoria e à justiça; sendo que, inclusive, a principal questão alegada para justificar a CPI, o acordo com a União na chamada ação da isonomia, já está tramitando na Justiça do Trabalho.

No entendimento das entidades sindicais somente o governador Ivo Cassol poderia impedir a instalação da CPI, já que é a bancada governista na Assembléia que é a autora da proposta. Diante desta constatação os sindicalistas desistiram de tentar dialogar com os deputados Miguel Sena e Alexandre Brito, que são os articuladores do Governo na ALE. A CUT solicitou que Valverde tente sensibilizar o Executivo Estadual, no sentido de evitar a CPI que, no entendimento da entidade, seria um duro ataque do poder de Estado contra todas as entidades sindicais de trabalhadores.

O presidente de Força Sindical, Antônio Acácio Amaral, falou com o deputado Valverde, durante a reunião, manifestando a grande preocupação da Central que preside e de seus sindicatos filiados com a medida, pois em Rondônia estaria se criando um gravíssimo precedente, que é criar CPI contra sindicato. Amaral informou que, juntamente com a CUT, irá denunciar esta absurda iniciativa à entidades e organismos, tanto nacionais quanto internacionais, como à Organização Internacional do Trabalho (OIT); à Organização dos Estados Latinos Americanos (OEA) e às Centrais Sindicais Mundiais.

Valverde esclareceu que apenas pode tentar intermediar um dialogo entre as Centrais e o governo do Estado, bem como com parlamentares estaduais, no sentido de buscar uma saída que evite um conflito de graves proporções entre o movimento sindical e o poder constituído que, certamente, não trará beneficio para Rondônia. O representante da Fetagro informou que nos próximos dias 2, 3 e 4 de maio os Sindicatos de Trabalhadores Rurais, com o apoio da CUT e da Federação, vão realizar o Grito da Terra Rondônia 2007, quando pretendem mobilizar três mil trabalhadores rurais, sendo que uma das atividades programadas é uma manifestação na ALE, contra a CPI em Sindicato.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa, representantes da equipe jurídica da Organização das Co

Cristiane Lopes articula com DNIT recuperação de rodovias federais estratégicas em Rondônia

Cristiane Lopes articula com DNIT recuperação de rodovias federais estratégicas em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de T

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) retomou as reuniões nesta terça-feira (10). Durante o encontro, os parlamentares discutiram

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)