Quinta-feira, 30 de agosto de 2018 - 08h45
Servidores da Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE), dos gabinetes e do Ministério Público de Contas (MPC-RO), além de integrantes da Comissão de Regulamentação das Contas de Governo do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), participaram na última quinta (23) e sexta-feira (24) de painel de referência sobre os processos de contas de governo, ministrado pelo conselheiro interino do TCE-MT, Luiz Henrique Lima.
Estudioso do controle externo, com obras publicadas que são consideradas referência nesse segmento, o conselheiro Luiz Henrique participou da capacitação a convite da SGCE, dentro das ações realizadas pela unidade, em parceria com a Corregedoria-Geral, visando o aprimoramento dos processos e procedimentos relativos às contas governamentais no âmbito do TCE-RO.
As atividades foram realizadas na sede da Corte de Contas, em Porto Velho. Na quinta-feira, participaram os integrantes da Comissão de Regulamentação das Contas de Governo, composta pelo conselheiro Paulo Curi Neto, pelo procurador do MPC, Adilson Moreira de Medeiros, pelos conselheiros-substitutos Francisco Júnior Ferreira da Silva e Erivan Oliveira da Silva, pelo secretário-geral da SGCE, Bruno Botelho Piana, e sua equipe.
Já na sexta-feira, em aula ministrada na sala II da Escola Superior de Contas, com a participação do conselheiro presidente Edilson de Sousa Silva e da procuradora-geral Yvonete Fontinelle de Melo, foram capacitados servidores da SGCE, dos gabinetes e do MPC.
CONTAS DE GOVERNO
O conselheiro Luiz Henrique, entre outros pontos, destacou a importância dos TCs como instituições do Estado no controle das contas públicas, a fim de garantir a boa aplicação dos recursos e, via de consequência, serviços de qualidade à sociedade. “A democracia precisa do controle, que é a ferramenta que a sociedade tem contra os desmandos que, porventura, possam existir por parte dos governantes”, disse.
Especificamente sobre as contas governamentais, citou diversos trabalhos que analisam como tem sido feita a apreciação dessas contas e como esse processo pode ser aprimorado em novas perspectivas. Destacou a importância da auditoria contábil financeira e do controle da dívida pública e expôs as distinções entre contas de governo e contas de gestão.
Nas contas de governo, o TC emite um parecer prévio, de natureza técnica, pela aprovação ou rejeição, mas o julgamento definitivo é do Poder Legislativo. Já nas contas de gestão, quem julga é o próprio TC. “As contas de governo envolvem a responsabilidade do chefe do Executivo sobre macrorresultados das políticas públicas”, disse. As contas de gestão, por sua vez, alcançam uma multiplicidade de responsáveis pelas ações setoriais e pontuais da administração.
Ao longo de sua explanação, o conselheiro ainda detalhou os processos de contas de governo e de gestão, o que deve ser abordado no relatório sobre a execução do orçamento, como deve ser a manifestação do TCE no parecer prévio, além de outras abordagens.
Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia ao Departamento de Estradas e Rodagen
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) protocolou ofício junto ao gabinete do governador Marcos Rocha, propondo a criação de um Grupo de Trabalho
A deputada federal Cristiane Lopes participou de uma audiência pública no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho, para tratar da regulari
Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da