Quinta-feira, 6 de outubro de 2011 - 21h12
Nove trabalhadores em educação da secretaria municipal de Educação de Porto Velho (Semed) estão participando do curso técnico de formação de tutores, que está acontecendo nesta semana no Centro de Formação, junto ao teatro Banzeiros. A capacitação faz parte do Programa Profuncionário, criado em 2004 pelo Governo Federal para incentivar o crescimento profissional de trabalhadores não-docentes, como merendeiras e secretários de escola.
O curso é uma iniciativa do Governo do Estado, através da secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Semed da Capital, que cedeu o espaço para os encontros, com toda a estrutura do Banzeiros.
Em Porto Velho, que aderiu ao programa em 2008, os trabalhadores não-docentes que concluem o curso, passam a receber uma gratificação de 10% a mais nos seus vencimentos, d acordo com o Plano de Carreira do município criado em 2009, pelo prefeito Roberto Sobrinho. A primeira formatura ocorreu há duas semanas, com 215 servidores.
Na segunda turma, outros 200 trabalhadores já estão participando do curso, que ocorre em encontros quinzenais, sempre na escola Estadual Maria Isaura. As nove professoras que atuam como tutoras, escolhidas através de um processo de seleção que ocorreu em 2008, se dividem no trabalho sobre quatro módulos diferentes, como alimentação escolar, infra-estrutura, multimeios didáticos e administração escolar.
Expansão
Para a historiadora Sama Costa, que compõe o grupo de tutoras pela Semed de Porto Velho, o programa tem sido de extrema importância para a formação profissional destes trabalhadores. “A educação está em constante transformação, por isso é essencial que todos busquem ampliar seus horizontes”, disse. Na quarta-feira, dia 5, o palestrante foi o professor Diogo Cavalcanti, que falou sobre o Direito Administrativo. “É preciso respeitar a individualidade de todos os membros da comunidade escolar”, pregou. Segundo a coordenadora regional do Profuncionário, cerca de 1,6 mil trabalhadores das escolas participam do programa hoje em todo o estado. Em Porto Velho, deve iniciar ainda neste semestre o módulo de expansão, após um período de adaptação do projeto-piloto. Todos os participantes, entre eles os 200 da Capital, recebem um certificado após a conclusão de cada módulo. “É uma motivação para que possam tomar um novo rumo em suas vidas”, completou Sama.
A secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira, considera a iniciativa essencial para o crescimento profissional de todos os envolvidos. “Os resultados são positivos tanto para a escola, quanto para os alunos e a comunidade”, salientou.
Fonte: Robinson Gambôa
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg