Terça-feira, 17 de março de 2015 - 00h10
Dezenove médicos veterinários e um zootecnista receberam, na última sexta-feira (13), em solenidade oficial, as suas carteiras de identidade profissional. Esse é o primeiro evento desse porte e atende à Resolução n. 926/2009 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), regulamentada pela Resolução n.º 007 de janeiro de 2015, do CRMV-RO, que estabelece os procedimentos para a entrega do documento, quando da primeira inscrição junto ao Conselho. Antes da entrega os novos profissionais assistiram à palestra sobre as atividades do Conselho Regional de Medicina Veterinária no estado de Rondônia.
A carteira de identidade profissional é o documento obrigatório para atuação dos médicos veterinários e zootecnistas e somente pode ser expedida pelo Sistema CFMV/CRMV’s. A entrega passou a ser feita, obrigatoriamente em sessão solene, momento em que o profissional deverá repetir, em voz alta, o juramento da profissão. “Se após seis meses da inscrição o profissional não comparecer para prestar o juramento em sessão solene, a inscrição será suspensa e o processo arquivado”, diz o presidente do CRMV-RO, Rodrigo Bruno Loyo Cadette.
Para Décio Bueno, de Presidente Médici, ser médico veterinário foi um seu sonho de criança que se concretizou com a formatura e agora, com o recebimento do documento. “Sempre trabalhei no sítio com o meu pai e é lá que quero continuar, agora como profissional”, diz, lembrando que agora a responsabilidade aumenta, pois é realmente um profissional.
A médica veterinária Marcela Casemiro, de Vilhena, disse já ter conhecimento da atuação do CRMV-RO no estado e considera de grande importância a palestra proferida pelo presidente do Conselho que assistiu, quando ainda era acadêmica. Hoje ela ministra aula para o curso de zootecnia em sua cidade e pede ao Conselho para levar palestras aos acadêmicos daquela região. “Eu sinto que os estudantes de zootecnia de lá estão um pouco desorientados e seria boa uma aproximação maior do Conselho levando informações para eles”.
O sonho da médica veterinária Franciele Leite é terminar a construção de sua clínica, em Ji-Paraná. Para ela, receber o documento foi ter mais uma etapa cumprida em sua vida. Ela disse também que não tinha muito conhecimento da atuação dos Conselhos Regionais nos estados e que a palestra proferida na solenidade foi muito importante para que todos pudessem ficar bem informados.
O profissional que não conseguiu receber sua carteira de identificação nessa solenidade poderá solicitá-la em outra oportunidade, mas terá que passar pelos mesmos procedimentos que essa primeira turma passou. As solenidades serão realizadas mensalmente, sempre na sede do CRMV-RO.
Fonte: Wania Ressutti
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)