Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Crescimento do PIB de RO supera Sudeste e Sul


Crescimento do PIB de 2005 de Rondônia
supera os das regiões Sudeste e Sul

A divulgação oficial da nova série do Produto Interno Bruto (PIB) dos estados pelo IBGE comprova o que o governador, Ivo Cassol, vem afirmando nos últimos anos: Rondônia é o Estado que em franco desenvolvimento. O PIB do Estado 2005 foi de R$ 12.902 (doze bilhões, novecentos e dois milhões de reais), representando 12,1% do total da região Norte e o 0,6% do Brasil. Com esse valor o PIB de Rondônia foi o 3º colocado em comparação com os estados da região Norte (respectivamente Pará – 2º e Amazonas 3º) e 22º em relação aos demais estados do País. No mesmo período, Rondônia foi o 11º colocado em crescimento em relação aos outros estados brasileiros, um índice superior a todos os estados da região Sudeste e Sul.

O Produto Interno Per Capita de Rondônia em 2005 foi de R$ 8.408 (oito mil, quatrocentos e oito reais), com crescimento de 16,6% comparado com o ano de 2004.Em relação ao Brasil a sua posição em 2004 era a 13ª mantendo o ranking em 2005. Comparada com a região Norte, sua colocação foi a 2ª em 2005. No ano anterior era a 3ª.

As contas regionais do Brasil foram revisadas adotando o ano de 2002 como referência. Essa escolha foi baseada na disponibilidade de dados suficientes para a construção, a partir de uma metodologia homogênea, da Conta de Produção de todos os estados. Em Rondônia, o trabalho foi elaborado pela gerência de Pesquisa e Estatística, da Secretaria Estadual de Planejamento – Seplan e homologada pelo IBGE.

Setores em destaque 

O setor que mais cresceu no Estado foi o da indústria (25,96%). Dentro dele, a atividade com aumento mais expressivo novamente foi o da indústria de Transformação com 75,1% em atividades como: fabricação de produtos alimentícios, bebidas, vidro, preparação de carne e de pescado, couro, confecções, artigos do mobiliário, laticínios, ferros ligas, desdobramentos de madeiros e etc.

Em seguida estão os setores de Serviço – com crescimento de 15,24%, proporcionado pela atividade de Serviços Prestados às Empresas (60,25%); Construção com 16,3%; Serviços de Informação com 30,06% e Intermediação Financeira, Seguros e Previdência Complementar com 26,67%.

A Agropecuária teve crescimento de 6,45%, no ano de 2005, sendo que a agricultura (10,78%) obteve crescimento maior que a pecuária (3,62%).O setor teve a 2ª participação na economia do PIB estadual, comprovando sua importância como geradora de matérias primas para a agroindústria e de empregos. Os produtos que mais se destacaram, no período, foram à cultura da cana-de-açúcar com crescimento de 66,0% e a soja com 43,1%.

A pecuária alcançou um patamar elevado de competitividade perante o mercado nacional e internacional. A pecuária de corte participa com 59% do rebanho bovino e a pecuária de leite com 41%. O secretário de Planejamento, João Carlos Ribeiro reafirmou a importância da união dos pecuaristas para manter e elevar, no próximo ano, este índice. “Um exemplo de trabalho, nesse sentido foi a recente assinatura do Pacto da Pecuária” destacou o secretário.

Setores com menores índices

A atividade extrativista mineral apresentou a maior queda do período, 46,7%, nela estão incluídas: exploração de calcário, cassiterita, diamante, granito, ouro, platina, pedra, areia e outros. A queda da comercialização da cassiterita foi atribuída aos elevados custos de produção. O segundo lugar foi ocupado pela construção civil, em 2005, com queda de 23,9%. A nova série do PIB dos municípios será divulgada no próximo dia 21 de dezembro.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)