Quinta-feira, 11 de março de 2010 - 17h06
Depois de passar por adequações e salas terem sido remanejadas, alguns setores da policlínica Osvaldo Cruz, que estavam sob interdição ética do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), do Sindicato Médico (Simero) e da Associação Médica, voltaram funcionar nesta quinta-feira (11), garantindo o atendimento médico a população.
A liberação dos setores foi feita na manhã de ontem, durante nova fiscalização feita pelo Cremero, Simero, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Estadual (MPE). O secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, que também acompanhou os trabalhos, reconheceu que há precariedade em algumas áreas e se comprometeu em atender as determinações feitas pelos médicos, em prol da população.
As precariedades nas novas instalações da policlínica Osvaldo Cruz, que funciona agora na BR-364, próximo ao Trevo do Roque, também já foram constatadas também por outros conselhos profissionais, como o de Enfermagem, que decretaram interdição relacionada aos seus profissionais.
A presidente do Cremero, Inês Motta, afirma que, ao contrário do andam dizendo, o Conselho paralisou apenas as atividades do profissional médico, porque o local não oferece a menor condição de trabalho. “Isso não quer dizer que o prédio esteja interditado, significa dizer apenas que os profissionais não têm como trabalhar no atendimento à população”, explica.
Dentre os problemas apontados pelo Cremero estão à falta de pias em alguns consultórios, para a higienização das mãos dos médicos, “o que pode vir a ser prejudicial ao paciente”, e a falta de condições para assegurar o sigilo médico durante as consulta.
Willian Paschoalim, vice-presidente do Simero, diz que a interdição é necessária devido à falta de condições de trabalho. Segundo ele faltou planejamento para a instalação da Policlínica.
Amado Rahal, diretor do Hospital de Base, que também acompanhou a fiscalização, concorda que os centros de saúde têm que oferecer melhoria de trabalho e se diz apreensivo com relação ao paciente. “Acho que deve haver mais diálogo para que os problemas sejam contornados sem prejuízo à população”.
Fonte: Ascom CREMERO
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)