Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Crédito Carbono para hidrelétricas de Rondônia


Senador Raupp e a deputada Marinha
participam de reunião sobre  implantação do
Crédito Carbono para hidrelétricas de Rondônia

Uma reunião ocorrida no Ministério da Ciência e Tecnologia entre o ministro Sérgio Machado Rezende, o líder do PMDB  no Senado, Valdir Raupp(RO), a deputada Marinha Raupp(PMDB-RO) e o presidente da Hidroluz Centrais Elétricas, Eroná Lopes  serviu para discutir a viabilidade de aprovação do projeto Crédito Carbono para as hidrelétricas que operam no estado de Rondônia  com a finalidade de reduzir o efeito estufa na camada de ozônio.

Durante o encontro, Eroná Lopes expôs a necessidade de aprovação desse crédito que integra as políticas do Programa Mecanismo de  Desenvolvimento Limpo, coordenado pelas Organização das Nações Unidas (ONU) nos países industrializados, em relação ao ambiente que integra as normas do Protocolo de Kyoto  sobre as mudanças climáticas.

Segundo ele, as empresas precisam apresentar projetos em vários setores, a exemplo das pequenas usinas hidrelétricas para ter acesso as Reduções Certificadas de Emissão e vender tais créditos aos países que poluem o meio ambiente.

O senador Raupp e a deputada Marinha anunciaram que apóiam integralmente o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo(MDL| que se destina a reduzir a poluição ambiental no mundo e que conta com o aval da Organização  das Nações Unidas.

Entenda os créditos de carbono

O Protocolo de Kyoto, um adendo da Convenção da ONU sobre as Mudanças Climáticas, foi aprovado em 1997 e entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005. Foi ratificado pela grande maioria dos países industrializados – com exceção dos Estados Unidos e da Austrália – e por muitos países em desenvolvimento.

Seu objetivo consiste em melhorar o clima do planeta na próxima década. Para isso, determina que os países desenvolvidos – principais responsáveis pela emissão de gases causadores do efeito estufa (GHG) – devem implantar, até 2008, medidas que reduzam em pelo menos 5% o total de emissão de gases. A base de comparação é o total emitido em 1990. O prazo para comprovar a redução expira em 2012.

Para alguns países, como o Japão e a Alemanha, é praticamente inviável alcançar essa meta. Assim, foram criados mecanismos de flexibilização, por meio dos quais os países ricos podem promover a redução fora de seu território. Essa alternativa ficou conhecida como Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), sendo a negociação de créditos de carbono sua forma transacional.

 

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)