Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Com apoio de Maurício Carvalho, Ponte Binacional entre Brasil e Bolívia avança após decisão do TCU


Com apoio de Maurício Carvalho, Ponte Binacional entre Brasil e Bolívia avança após decisão do TCU - Gente de Opinião

Obra vai ligar Guajará-Mirim (RO) à cidade boliviana de Guayaramerín. Deputado Maurício Carvalho comemora a decisão e classifica o avanço como histórico para Rondônia.

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a dar continuidade ao processo de licitação da Ponte Binacional sobre o Rio Mamoré, que vai ligar Guajará-Mirim (RO), no Brasil, à cidade boliviana de Guayaramerín.

A decisão foi tomada durante julgamento realizado nesta quarta-feira (2), quando o TCU analisou um recurso sobre a regularidade da licitação. Por unanimidade, os ministros negaram provimento ao recurso e mantiveram o Acórdão nº 1775/2024 – Plenário, ratificando a legalidade da atuação do DNIT no processo.

Com isso, o DNIT está autorizado a seguir com a licitação. No entanto, o próximo passo para que as obras tenham início é a formalização do acordo internacional entre Brasil e Bolívia, necessária para a assinatura do contrato.

A obra é considerada estratégica para a integração entre os dois países e para o desenvolvimento da região amazônica. O projeto prevê uma ponte com aproximadamente 1,22 km de extensão, que deve impulsionar o comércio, facilitar o escoamento da produção e promover maior conexão entre os povos da fronteira.

O deputado federal Maurício Carvalho (UNIÃO-RO), que é coordenador da bancada federal de Rondônia no Congresso Nacional, acompanha de perto o andamento do projeto e comemorou a decisão.

“Essa ponte é um sonho antigo da população de Guajará-Mirim e de toda Rondônia. A decisão do TCU é um avanço histórico, que confirma a legalidade do processo e nos aproxima de ver esse projeto sair do papel”, disse o parlamentar.

Segundo ele, a ponte vai representar uma nova etapa para a economia e infraestrutura da região:

“Estamos falando de desenvolvimento real. De empregos, oportunidades e uma Rondônia mais conectada com o mundo. Vamos seguir acompanhando e fiscalizando cada etapa para garantir que essa conquista se concretize”, afirmou Maurício.

Ainda não há data oficial para o início das obras, mas a expectativa é de que os trâmites sejam concluídos nos próximos meses e que a construção comece em breve.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)