Segunda-feira, 2 de abril de 2012 - 17h50
Criados no início da administração do prefeito Roberto Sobrinho, em 2005, hoje os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) estão consolidados e hoje são uma realidade no município. Essa é a avaliação da chefe do Serviço de Atenção Integral às Famílias (Sainf), Maria José Ferreira, da Secretaria Municipal de Assistência Social. Atualmente são seis unidades instaladas em Porto Velho (5 na zona urbana e 1 em Jacy-Paraná) que atuam em áreas de vulnerabilidade social, atendendo preferencialmente, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada, através de serviços socioassistenciais, encaminhamento da população para a rede de proteção social local e para acesso a outras políticas públicas.
De acordo com ela, nos Cras, o principal capital é o humano, pois o trabalho desenvolvido pelos centros de referências visa contribuir com a prevenção e o enfrentamento das situações de vulnerabilidade social e a promoção de protagonismo das famílias, indivíduos e comunidades na melhoria das condições de vida das pessoas assistidas.
No Cras são realizados atendimentos e trabalhado a inclusão das famílias nos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais desenvolvidas pela Semas, assim como também as demais políticas públicas. “Nos centros é feito o acompanhamento socioassistencial das famílias e também as mobilizações e articulações com as organizações governamentais e não-governamentais nas áreas de abrangência de cada Cras, além de desenvolve ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Por isso o Cras tem a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos”, disse.
Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o principal serviço ofertado pelo Cras é o de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva.“O Paif é um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida”, explicou. Na área urbana cada um dos cinco Cras atende em média 15 bairros.
O Cras Elizabeth Paranhos, localizado no bairro São Sebastião I, é responsável pelo Alfavile, Arigolândia, Balsa, Caiari, Centro, Conquista,Costa e Silva, Embratel, Liberdade, Nacional, Industrial, Nova Esperança, Olaria, São João Bosco, São Cristovão, Panair, Pedrinhas, Militar e São Sebastião I e II.
O Cras Betinho, no bairro Mariana, atende os bairros Ayrton Senna, Cidade Jardim, Castanheiras, Flamboyant, Marcos Freire, Mariana, Porto Cristo, Ronaldo Aragão, Renascer, São Francisco e Ulysses Guimarães.
O Cras Irmã Dorothy, no Aponiã, além do bairro de origem, atende ainda a população do Esperança da Comunidade, Escola de Polícia, Flodoaldo Pontes Pinto, Igarapé, Jardim Ipanema, Jardim Santana, Km 01, Pantanal, Planalto, Rio Madeira e Teixeirão.
O Cras Paulo Freire, no Cuniã, é responsável pelo Agenor de Carvalho, Cuniã, Fortaleza, Jardim das Mangueiras, JK, Lagoinha, Lagoa, Nossa Senhora das Graças, Nova Porto Velho, Parque Ceará, Socialista, Tancredo Neves, Tiradentes e Três Marias.
O Cras Dona Cotinha, no Eletronorte, atende o Aero Clube, Areia Branca, Areal, Areal da Floresta, Baixa da União, Caladinho, Castanheira, Cidade do Lobo, Cidade Nova, Cohab, Conceição, Eletronorte, Floresta, Jardim Eldorado, Mato Grosso, Mocambo, Novo Horizonte, Roque, Santa Bárbara, Tucumanzal, Triângulo e Vila Tupi.
Fonte: Joel Elias
Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil
Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis