Quinta-feira, 5 de março de 2009 - 13h34
Retomando as atividades correicionais, na terça-feira (3), a Corregedoria Geral de Justiça de Rondônia iniciou as correições em Porto Velho no 1º Juizado Especial Cível, localizado na Avenida Amazonas, onde estão instalados dois juizados especiais cíveis e dois juizados especiais criminais. A Capital conta com mais dois Juizados Especiais Cíveis, um na Avenida Jatuarana e outro no Shopping Cidadão.
Os Juizados Especiais são voltados para julgamento de causas de menor complexidade, o que possibilita um retorno mais célere da Justiça. Com a implantação do Sistema Projudi (Processo Judicial Digital), o trâmite judicial se tornou ainda mais rápido e eficiente. No 1º Juizado Especial Cível da Capital o procedimento de virtualização dos processos físicos iniciou há nove meses. O juiz titular da vara, João Luiz Rolim Sampaio, pretende atingir 100% de processos virtuais até o mês de abril. De acordo com o magistrado, a virtualização propiciará, além de maior produtividade, economia de tempo e espaço, pois o local destinado hoje para arquivamento dos feitos físicos, poderá ser destinado para outros fins.
O Poder Judiciário rondoniense vem sendo destaque nacional por possuir a menor taxa de congestionamento de processos. Os números de recente relatório divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), indicam Rondônia, pela segunda vez consecutiva, como o judiciário que mais julga. O Corregedor Geral de Justiça de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, na ocasião de abertura dos trabalhos de correição, afirmou que uma Justiça célere e eficiente é resultante da dedicação de seus magistrados e servidores.
Nesse contexto, o Judiciário rondoniense também se destaca no quesito informatização. No mesmo relatório, Rondônia é o 5º Estado que mais investe em informática na Justiça Estadual e o 6º na proporção computador/usuário, com um índice de 0,97, ou seja, praticamente um computador por servidor.
De acordo com a Corregedoria Geral, as correições não têm o objetivo de censurar, e sim orientar na gerencia da jurisdição e oferecer alternativas para solução de dificuldades. O que acaba colaborando para o aprimoramento dos trabalhos jurisdicionais. A equipe correicional é composta pelo Corregedor, os juízes auxiliares Enio Salvador Vaz e Úrsula Gonçalves Theodoro de Faria Souza, e os servidores Ângela Aparecida Rodrigues e Aurélio Zenor. As correições em Porto Velho seguem até o próximo mês de maio, concluindo assim o cronograma de correições ordinárias da gestão do Corregedor Geral.
Fonte: Ascom - TJ RO
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama
Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu
Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos