Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Corredor noroeste: grãos para o Nordeste e sal mineral para Rondônia


A SOPH é a responsável pela administração do Porto Organizado da capital, pelo qual passa boa parte das exportações de Rondônia, que alcançaram US$ 195,06 milhões no primeiro semestre, um recorde histórico que soma US$ 65 milhões ao resultado obtido no mesmo período do ano passado.

Um daqueles novos horizontes de trabalho inclui o estabelecimento de uma rota de mão dupla, a partir de 2008, entre a Amazônia Ocidental e os principais portos oceânicos do Nordeste, como Cabedelo (PB) e Suape (PE).

“A engenharia de negócios envolvida nesta iniciativa, que irá envolver órgãos federais, como a Conab e o Ministério da Agricultura, bem como acordos entre Estados da Federação, obedece a uma lógica simples: embarcamos grandes volumes de grãos, armazenados no noroeste de Mato Grosso, e, eventualmente, também em Rondônia, que são adquiridos todo ano pelo Governo Federal para abastecer seus programas de segurança alimentar e de preços mínimos, e destinamos a carga para os estados do Nordeste, trazendo de lá o sal mineral, fertilizantes e outros insumos indispensáveis para o setor agropecuário, a um custo incomparavelmente menor, com ganhos de eficiência, tempo e racionalidade”, explica a presidente da SOPH, Leandra Vivian.

A viabilidade da mudança do modal rodoviário para o hidroviário nestas operações, que envolvem o deslocamento de milhares de toneladas de arroz, feijão e milho, tem respaldo em dissertação de mestrado apresentada em fevereiro deste ano na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB), pelo pesquisador Ivo Manoel Naves, funcionário de carreira da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Um dos dados levantados pelo trabalho, intitulado “A Remoção dos Estoques Públicos através do Corredor Noroeste: Análise sob a Ótica da Logística do Agronegócio”, revela que, com um litro de óleo diesel, um caminhão desloca uma tonelada de carga por até 19 km. Com o mesmo volume de combustível, uma embarcação fluvial (balsa) deslocaria a mesma tonelada por até 217 quilômetros.

“Hoje, a saca de milho que é adquirida por R$ 11,00 custa mais R$ 22,00 apenas em frete para chegar até o Nordeste”, reforça Leandra, ressaltando que o projeto de trabalho, no qual estão envolvidos técnicos da SEAPES, SOPH, MAPA e Conab, pode começar a ser operacionalizado a partir das próximas safras de arroz, feijão e milho.

Fonte: A/I SEAPES

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes marcou presença na primeira edição da Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec), realiz

Após vitória no Senado, Cristiane Lopes garante prioridade à aposentadoria integral dos ACS e ACE na Câmara

Após vitória no Senado, Cristiane Lopes garante prioridade à aposentadoria integral dos ACS e ACE na Câmara

A aprovação por unanimidade, no Senado Federal, da proposta que garante aposentadoria integral e paritária aos agentes comunitários de saúde (ACS) e

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)