Segunda-feira, 7 de abril de 2014 - 08h40
Os associados à Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU) encerraram o ano de 2013 com um bom motivo para comemorar. Em outubro do ano passado, através de parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER - RO), a Cooperativa recebeu a Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), a DAP jurídica, e desde então já pode ter acesso a políticas públicas, buscar financiamentos junto aos bancos federais e fornecer para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outras vantagens.
Segundo a atual presidente da COOPPROJIRAU, Adelina Fonseca, de um modo geral, 2013 foi um ano muito importante para a organização que foi criada em 2011 e atualmente conta com 133 cooperados. “Foi um ano de expansão de projetos e serviços ambientais que promoveu o reconhecimento por parte do poder público e das comunidades, em relação à importância das ações da Cooperativa no contexto do desenvolvimento local”, salienta.
Sobre as principais ações executadas no período, Adelina destaca a produção de 50 mil mudas florestais e frutíferas e a prestação de serviços de revegetação em 87 hectares e de manutenção do plantio em 96 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP) na região da Usina Hidrelétrica Jirau. Tais atividades envolveram 48 produtores cooperados e proporcionaram capital de giro suficiente para o custeio de 24 projetos de produção de galinha caipira entre os associados.
Já vislumbrando a DAP, no decorrer de 2013, a COOPPROJIRAU também elaborou um mapeamento da produção agrícola local, apontando os itens que podem servir para a alimentação escolar e o cultivo de cada um. O resultado apontou a mandioca, a melancia, a banana, o abacaxi, a abóbora e algumas hortaliças folhosas, como alface, couve e cheiro verde, como os principais produtos. “O que é colhido ainda é pouco para atender a toda demanda por merenda escolar, mas a atividade representa uma boa oportunidade caso os cooperados estejam dispostos a investir nesta opção”, recomenda o engenheiro florestal da Cooperativa, Itajacy Kishi.
Para 2014, além de seguir com o plantio de mudas e continuar o trabalho de revegetação e manutenção das APP, também estão entre os planos da COOPPROJIRAU liberar novos custeios de projetos de galinha caipira para corte e postura e atuar em projetos de incentivo à agricultura, de agroindústrias e de comercialização de insumos agropecuários.
A COOPPROJIRAU é formada por pequenos agricultores de Nova Mutum Paraná, Reassentamento Rural Coletivo Vida Nova, Jaci Paraná, União Bandeirantes, Vila Jirau, Ramal 31 de Março, Ramal do Arrependido, Linha 105, Linha Progresso, Ramal do Brito, Cical, PA São Francisco, Ramal Primavera, Abunã, Vila da Penha e das Linhas 05, 06 e 10.
Fonte: Comunica / Giceli Soupinski
Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura
A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da
Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito