Sexta-feira, 11 de maio de 2018 - 16h16
Numa ação do Comitê Nacional de Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Campanha Faça Bonito tem programação definida em Porto Velho para o próximo dia 17 de maio, das 8h às 12h, no auditório do Ministério Público do Estado, e contará com a participação dos magistrados do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, Corregedor-Geral da Justiça, e Sandra Beatriz Merenda, juíza que responde pelo 2º Juizado da Infância e da Juventude.
A data escolhida para a mobilização nacional contra a violência sexual no Brasil é 18 de maio, em função do crime que ficou conhecido como “Caso Araceli”, ocorrido no ano de 1973, em Vitória-ES. Uma criança de 8 anos foi raptada, estuprada e morta por jovens daquela cidade.
“A estratégia para a escuta de crianças e adolescentes vítimas” é o tema central do encontro deste ano, que contará com a participação de representantes do Ministério Público do Estado, do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude, Ouvidoria, Rede Municipal de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes e do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.
Para proteger as crianças e adolescentes que sofreram violência, de acordo com o Corregedor-Geral da Justiça, José Jorge Ribeiro da Luz, “é necessário que se humanize o atendimento dessas vítimas, bem como para que se obtenha uma coleta eficiente de informações acerca do suposto agressor”.
Além de padronizar os procedimentos, integrando os órgãos responsáveis pelo atendimento, a estratégia também busca poupar as crianças e adolescentes de serem submetidos à repetição dos fatos e a revitimização.
Programação
“A Aplicabilidade da Lei de Escuta de Crianças e Adolescentes” é o tema que será abordado pelo promotor de justiça Alan Castiel Barbosa. O desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, Corregedor-Geral da Justiça, e a juíza Sandra Beatriz Merenda, do 2º Juizado da Infância e da Juventude, falarão sobre a “Estratégia do Poder Judiciário para Aplicabilidade da Lei de Escuta de Crianças e Adolescentes”.
Após as conferências haverá a Subscrição do Termo de Cooperação Institucional para Aplicação da Lei de Escuta de Crianças e Adolescentes pelo Ministério Público do Estado de Rondônia, Sesdec (Polícias Civil e Militar), Seas, Seduc, Sesau, Comitê Estadual de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Município de Porto Velho (Semusa, Semasf, Semed) e promotor de justiça Marcos Valério Tessila de Melo.
Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que
Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré
A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (
Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho
O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le
Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025
Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso