Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Controle sanitário é prioridade para Consórcio Brasil Central


Gente de Opinião

Governadores destacam a importância dos seis estados na produção de alimentos para o Brasil

O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, afirmou nesta sexta-feira (18), em Porto Velho, antes do início do Fórum dos Integrantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (CBC), que a região produz atualmente mais de 50% dos alimentos consumidos no País.

Por isso, uma das prioridades da base de projetos estratégicos de desenvolvimento integrado regional é o controle das condições sanitárias tanto dos grãos quanto da carne bovina produzidos na região. “Essa pauta das questões sanitárias é uma das importantes”, afirmou.

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, destacou que a maior vitória do consórcio de governadores até aqui é o pacto federativo, por meio do qual os governadores agem com um só ideal e buscam ser mais ouvidos.

Após registrar a presença do senador Petecão (AC), Reinaldo Azambuja destacou a importância de um maior intercâmbio com os parlamentares, onde um grupo composto por mais de 20 senadores e deputados já apoia as propostas do fórum.

O senador disse que mais do que defender as propostas do fórum, ele também defende a adesão do Estado do Acre, principalmente pela posição estratégica em relação à rota da rodovia transoceânica para o mercado futuro de exportação de alimentos para o continente asiático.

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, explicou que o fórum busca encontrar solução para “necessidades” nas áreas da saúde, infraestrutura e desenvolvimento regional, com a união de esforços, por exemplo, para criação de um consórcio interestadual de saúde.

Gente de Opinião

Reinaldo Azambuja, governador de Mato Grosso do Sul

Já desperta, segundo ele, o interesse de outros estados, que veem na entidade a oportunidade para aprofundar o debate da reforma tributária com a União. A reforma traz como consequência maior endividamento para as unidades federativas que não podem continuar sendo tratadas como se fossem operadoras de cartão de crédito para pagar juros incalculáveis.

Pedro Taques destacou, ainda, que do ponto de vista das exportações, Estados como Mato Grosso e Rondônia, além do Mato Grosso do Sul e Tocantins, têm localização estratégica na região, onde predomina o agronegócio. Ele defende a elaboração de uma pauta conjunta de exportações e acentuou que um dos produtos de ponta é a carne produzida em Rondônia, que já possui um rebanho com mais de 13 milhões de cabeças.

Rondônia, segundo o governador Confúcio Moura, exporta mais do que importa, e há muito contribui para manter, junto com outros estados da região, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em níveis positivos.

O governador de Goiás e presidente do Fórum, Marconi Perillo, lembrou a importância da criação de um banco de projetos de desenvolvimento nas áreas de infraestrutra de portos, hidrovias, ferrovias e rodovias. Segundo ele, também é imprescindível encaminhar proposta ao Ministério do Planejamento para que a União repasse recursos para, ao menos, três obras prioritárias em cada estado da região, além da liberação de uma parte dos recursos dos fundos constitucionais para financiar obras de infraestrura.

O governador Rodrigo Rollemberg, do Distrito Federal, foi representado pelo Chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio.
 


Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)