Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cônsul do Japão faz visita institucional ao gov do Acre



No Brasil há apenas três meses, o cônsul do Japão em Manaus, Hajime Naganuma, a consulesa Mari Naganuma e a vice-cônsul Hidemi Ishikura vieram ao Acre para uma visita institucional ao governo do Estado, que, ao lado de Amazonas, Roraima e Rondônia, também faz parte da jurisdição do consulado.

O cônsul conheceu a história acreana, visitou o Palácio Rio Branco, Gameleira, Novo Mercado Velho, Biblioteca Pública, da Floresta e a Organização das Centrais de Atendimento (OCA).

“Manter uma boa relação institucional com um país como o Japão, que tem uma preocupação muito grande com questões ambientais, é fundamental para o Acre”, destacou o governador em exercício, César Messias.

O governador em exercício falou ao cônsul sobre programas ambientais que incentivam o produtor familiar a preservar a floresta, como a Certificação das Propriedades Rurais, que prevê o uso de tecnologias para evitar práticas como a derrubada e o fogo, ou o Sistema de Pagamentos por Serviços Ambientais (Sisa), que possibilita o recebimento de recursos pela preservação das florestas, inclusive por populações tradicionais como ribeirinhos e indígenas.

“Nós temos muita preocupação com o meio ambiente, e o Acre é um Estado crucial na Amazônia, que desenvolve uma política ambiental coerente. Dispomos de mecanismos de apoio a países em desenvolvimento e temos interesses em apoiar mais ações no Brasil e no Acre”, disse Naganuma.

“O Acre e o Japão já são parceiros em convênios. O primeiro acordo internacional assinado pela Funtac, em 1989, foi assinado com o Japão através do ITTO, que trabalha o manejo florestal e reúne 60 países produtores e consumidores de madeira. Com os recursos, temos, por exemplo, um centro de capacitação no Antimary. O último contrato assinado com o ITTO, no início do governo Binho, foi de 200 mil dólares”, explicou o presidente da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), César Dotto.

O Japão desenvolve programas sociais em países em desenvolvimento, conhecido como “Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana", que oferece apoio a ações propostas por organismos com organizações não-governamentais ou governos locais. Com a prefeitura de Rio Branco o cônsul do Japão assinou um convênio para o repasse de 100 mil dólares, que serão destinados à Casa Rosa Mulher, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social.

Fonte: Agência de Notícas do Acre / Tatiana Campos   
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)