Segunda-feira, 30 de julho de 2012 - 18h30
Em entrevista ao radialista Solano Ferreira, da Rádio CBN (1,310 AM), o prefeito Roberto Sobrinho deixou claro que não é responsabilidade do município os serviços de alta complexidade e descartou a possibilidade da construção de um pronto socorro municipal, iniciativa defendida por vários políticos do município. Roberto Sobrinho enfatizou que o serviço de saúde tem que ser trabalhado de forma articulada entre os três níveis de governo (município, estado e União). “Esse entrosamento é necessário para que o sistema de saúde possa fluir melhor. Ao município compete a rede básica de saúde. Essa é a responsabilidade da prefeitura. Por exemplo, ampliar a quantidade de postos de saúde em Porto Velho, esta é uma responsabilidade do município”, adiantou.
No programa o prefeito defendeu o fortalecimento da rede básica de saúde para evitar o congestionamento no atendimento das unidades que trabalham com atendimento de alta complexidade, como é o caso do hospital João Paulo II. Para isso, a prefeitura nos últimos anos vem ampliando o Programa de Saúde da Família (PSF) colocando mais equipes para atender a população. “E nós, nesses mais de sete anos, temos feito isso, ou seja, ampliando as equipes do PSF. Para se ter uma ideia, quando assumimos a prefeitura, em 2005, existia no município apenas 17 equipes do programa. Hoje já são mais de 80 e a meta é fechar o mandato, em dezembro, com 100 equipes atendendo a população. Essa é uma forma que temos de humanizar o serviço de saúde no município e aproximar a saúde da população lá nos bairros”, afirmou.
O prefeito lembrou que em sua gestão já foram construídas várias Unidades de Saúde da Família nos bairros. Além disso, Roberto Sobrinho adiantou que o município avançou mais ainda ofertando à população outros serviços, muitos deles disponibilizados apenas pela rede particular. “Criamos este ano o Centro de Especialidades Médicas que funciona como se fosse uma policlínica municipal, a exemplo da Oswaldo Cruz, do estado. E o funcionamento é integrado. Quando o paciente vai a uma unidade de saúde da família e o clínico que atende esse paciente constata que ele precisa de um especialista na área de cardiologia, por exemplo, ele sai da unidade de saúde com dia e hora marcada para o Centro de Especialidades Médicas onde será atendido por um cardiologista e fará todos os exames necessários”, disse.
Se o caso for de urgência ou emergência o paciente não é encaminhado às unidades de saúde da família, e sim para um dos quatro prontos atendimentos do município localizados nos bairros Ulysses Guimarães, Caladinho, Tancredo Neves e Pedrinhas. Nos quatro prontos atendimentos são atendidas em média 2,5 mil pessoas por dia. São problemas de toda ordem, desde acidente de trânsito, passando por contusão, até uma hipertensão.
O impressionante, afirmou o prefeito, é que nos últimos anos a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) constatou que entre as pessoas atendidas muitas têm plano de saúde, mas quando necessitam de um atendimento de urgência ou emergência, procuram os prontos atendimentos da prefeitura. “Isso é mais um sinal que avançamos muito na qualidade desse serviço. Agora se o paciente tiver urgência de uma cirurgia ou de uma UTI, aí sim, ele é encaminhado ao João Paulo ou ao Hospital de Base. Então, dentro desse sistema cada um cumprindo com sua responsabilidade para que a rede possa funcionar. Se eu construir um hospital municipal estarei chamando para a prefeitura uma responsabilidade que é do estado. O governo recebe recursos da União para manter esse tipo de serviço funcionando”, disse.
Fonte Joel Elias
Foto: Frank Néry
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).