Segunda-feira, 13 de junho de 2011 - 06h52
O coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Samuel Pessoa, participou na última nesta sexta feira do encontro promovido pelo escritório de serviços locais dos Alcoólicos Anônimos em Porto Velho. A atividade comemorou os 76 anos de instalação da entidade no Brasil, que há 31 anos chegou a Rondônia. O encontro ocorreu no auditório do Ministério Público Estadual, e reuniu autoridades militares, representantes dos sete grupos de AAs espalhados pela Capital e pessoas da comunidade interessadas no assunto.
Samuel, que também é presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad), lembrou a existência do Fundo Municipal de Políticas Sobre Drogas, que deve receber incentivos do Governo Federal para a implantação de ações de combate a drogas, inclusive o alcoolismo. “Estamos intercedendo junto ao Ministério da Saúde para que esse repasse seja logo liberado”, explicou.
O coordenador e presidente do Conselho lembrou a importância de que o problema do uso exagerado do álcool seja debatido em encontros como esse. “Nos Caps da prefeitura, temos visto crianças apresentando cada vez mais cedo a dependência do álcool. Temos lá pacientes com 12 anos. Para nós, isso é como um chamado à discussão e ao trabalho”, salientou.
O diretor do Escritório Local dos AA em Porto Velho, José Pereira, abriu o evento lembrando que o alcoolismo é uma doença, “terrível, onde o paciente desenvolve uma obsessão pela bebida que pode levá-lo à morte”, disse.
O encontro contou também com depoimento de membros dos Alcoólicos Anônimos que relataram experiências de vida ligadas a problema. De acordo com as normas de trabalho dos Alcoólicos Anônimos, no entanto, suas identidades são preservadas.
A psicóloga Ana Maria Souza, que há muitos anos atua em parceria com o AA em Porto Velho, enfatizou que o paciente do alcoolismo necessita de ajuda e compreensão. “Foi um erro não trabalharmos no Brasil com a questão preventiva. Hoje, as crianças começam cada vez mais cedo na bebida”, apontou. Segundo ela, têm ocorrido avanços na sociedade como a obrigatoriedade do exame do bafômetro em pilotos de aviões antes da jornada de trabalho.
Além do trabalho voluntário e gratuito oferecido pelos Alcoólicos Anônimos na Capital, a prefeitura também mantém programas de atendimento a pacientes do alcoolismo no Caps AD, que fica na rua Lauro Sodré, 1964, no bairro São João Bosco.
Fonte: Róbinson Gambôa
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes