Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conselho de Políticas sobre Drogas terá repasse para combater alcoolismo



O coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Samuel Pessoa, participou na última nesta sexta feira do encontro promovido pelo escritório de serviços locais dos Alcoólicos Anônimos em Porto Velho. A atividade comemorou os 76 anos de instalação da entidade no Brasil, que há 31 anos chegou a Rondônia. O encontro ocorreu no auditório do Ministério Público Estadual, e reuniu autoridades militares, representantes dos sete grupos de AAs espalhados pela Capital e pessoas da comunidade interessadas no assunto.

Samuel, que também é presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad), lembrou a existência do Fundo Municipal de Políticas Sobre Drogas, que deve receber incentivos do Governo Federal para a implantação de ações de combate a drogas, inclusive o alcoolismo. “Estamos intercedendo junto ao Ministério da Saúde para que esse repasse seja logo liberado”, explicou.

O coordenador e presidente do Conselho lembrou a importância de que o problema do uso exagerado do álcool seja debatido em encontros como esse. “Nos Caps da prefeitura, temos visto crianças apresentando cada vez mais cedo a dependência do álcool. Temos lá pacientes com 12 anos. Para nós, isso é como um chamado à discussão e ao trabalho”, salientou.

O diretor do Escritório Local dos AA em Porto Velho, José Pereira, abriu o evento lembrando que o alcoolismo é uma doença, “terrível, onde o paciente desenvolve uma obsessão pela bebida que pode levá-lo à morte”, disse.

O encontro contou também com depoimento de membros dos Alcoólicos Anônimos que relataram experiências de vida ligadas a problema. De acordo com as normas de trabalho dos Alcoólicos Anônimos, no entanto, suas identidades são preservadas.

A psicóloga Ana Maria Souza, que há muitos anos atua em parceria com o AA em Porto Velho, enfatizou que o paciente do alcoolismo necessita de ajuda e compreensão. “Foi um erro não trabalharmos no Brasil com a questão preventiva. Hoje, as crianças começam cada vez mais cedo na bebida”, apontou. Segundo ela, têm ocorrido avanços na sociedade como a obrigatoriedade do exame do bafômetro em pilotos de aviões antes da jornada de trabalho.

Além do trabalho voluntário e gratuito oferecido pelos Alcoólicos Anônimos na Capital, a prefeitura também mantém programas de atendimento a pacientes do alcoolismo no Caps AD, que fica na rua Lauro Sodré, 1964, no bairro São João Bosco.

Fonte: Róbinson Gambôa
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)