Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conselheiro Federal pelo CRA-RO ressalta valorização da profissão de Administrador pela Lei nº 5552/2015



O Conselheiro Federal do Conselho Federal de Administração pelo Estado de Rondônia, Paulo Cesar Durand ressaltou esta semana a sanção da Lei nº 5552/2015 pelo Governo do Distrito Federal, que garante ao Administrador devidamente habilitado nos Conselhos Regionais de Administração de todo o território nacional, o ingresso e desempenho de todas as atividades da profissão nos órgãos da administração pública direta e indireta.

Segundo o Adm. Paulo César Durand, uma das principais bandeiras de luta do Conselho Regional de Administração em Rondônia tem sido justamente esse reconhecimento da profissão pelo poder público. Hoje, há dezenas de cargos específicos do Administrador sendo desempenhados por profissionais sem conhecimento e desabilitados, num flagrante desrespeito à legislação.

A Lei sancionada no Distrito Federal em 4 de novembro de 2015, possui 16 artigos e foi publicada no último dia 9 de novembro no Diário Oficial da capital federal pela presidente do Poder Legislativo, Celina Leão e tem validade para todo o território nacional. A partir de agora, os Conselhos vão exigir dos órgãos oficiais o cumprimento da Lei.

“Quando a gente fala nas atribuições do profissional Administrador devidamente habilitado, estamos falando de várias atividades como planejamento, recrutamento, mapeamento de competências, gestão estratégica, financeira, orçamentária, elaboração de projetos e muito mais. É uma profissão de extrema necessidade na atualidade”, comentou o administrador.

O Adm. Paulo Durand não deixou de lembrar do trabalho que vem sendo realizado pelo Conselho Regional de Administração em Rondônia e o SAERO – Sindicatos dos Administradores do Estado de Rondônia que, por várias vezes, procurou os gestores do Município e do Estado, alertando sobre a necessidade de contratação de profissionais habilitados e a necessidade da presença de Administradores em áreas específicas da administração pública.

“Fora isso, o CRA-RO tem investido não só na qualificação dos profissionais como também fiscalizando empresas que burlam a legislação federal. O Sistema CFA/CRAs está de parabéns, porque sempre lutou por essa realidade e a aprovação da Lei vem apenas ratificar todo o trabalho que o Conselho Rondoniense vem fazendo em prol do reconhecimento da profissão. É por essa razão que o Conselho cobra das autoridades constituídas dentro do Estado de Rondônia, comprometimento com esta responsabilidade de colocar os profissionais nos devidos lugares, para que os serviços sejam sempre de qualidade”, finalizou.

Fonte: Marcos Santana

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)