Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Confúcio: reforma agrária deve ser feita de baixo para cima


Ao discursar durante evento de apoio a agricultura familiar na manhã desta terça-feira (27), em Ouro Preto do Oeste, o governador Confúcio Moura insistiu na tese de que a reforma agrária tem que ser feita de baixo para cima e não ao contrario. Esse conceito o governador já tinha defendido junto ao presidente do Incra, Celso Alvarenga, na semana passada em Brasília. Nesta manhã, diante de Alvarenga e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, voltou a defender mudança na forma de distribuição de terras.

Uma dos pontos fortes do modelo defendido por Confúcio, diz respeito aos custos e localização. Segundo ele, municípios e o estado podem negociar aquisição de terras a preços bem mais bem mais baixos que as adquiridas pelo governo federal.

Além disso, argumenta Moura, há a questão da localização. “Temos que acabar com a cultura de adquirir terra nos confins das matas e jogar as famílias sem estradas, longe de escolas e de recursos de saúde. O estado pode localizar áreas próximas das cidades, de escolas, de transporte, enfim, de uma infraestrutura mínima, que garanta o sucesso do assentado”.

“Temos gente morando há dois, três anos em acampamentos de lona a beira de estradas. Isso não é mais possível”, reclamou.

CONFLITOS

O governador fez uma eloqüente pregação em defesa da paz no campo. “Vamos buscar o fim dos conflitos, acabar com as mortes, desarmar o espírito e a cintura. Já nos expusemos demais aos conflitos da vida. Não vamos escrever com o sangue derramado a omissão do estado”, convocou.

TECNOLOGIA

Confúcio Moura reafirmou também a realização da I Feira de Tecnologia Rural, a Rondônia Rural Show, para o mês de maio e convidou o ministro Vargas para fazer a abertura do evento no dia 26. “O governo vai colocar dinheiro para garantir tecnologia no campo”, disse referindo-se ao Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fundaf), recentemente aprovado pela Assembléia Legislativa, por meio do qual o governo subsidiará os juros ao pequeno produtor na compra de tratores e equipamentos agrícolas. “Quero cada pequeno produtor com seu trator. É hora de ganhar dinheiro. O pequeno também precisa ter casa boa, não ter vergonha de comprar camionete, por o filho para freqüentar faculdade para ser advogado, engenheiro, médico e ajudar os pais”, defendeu.

REGULARIZAÇÃO

Ao final de seu pronunciamento, ao agradecer o ministro Pepe Vargas por priorizar Rondônia em seu primeiro compromisso externo, Moura falou sobre a regularização fundiária e disse que “só a entrega dos documentos terá como resultado dobar a riqueza do Estado”, afirmou.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)