Sábado, 16 de outubro de 2010 - 14h15
Um governo de parcerias com os municípios, porque é uma forma eficiente para desenvolver o Estado e para que nenhum outro prefeito rondoniense passe pelas dificuldades que ele passou quando começou a administrar Ariquemes.
Este foi o compromisso assumido pelo candidato do PMDB ao Palácio Presidente Vargas, Confúcio Moura, nesta quinta-feira (14), em entrevista a Rádio Comunitária Interativa, em Jaru.
“Administrador filiado a um partido não alinhado com o governo, fui tratado como inimigo e tive de me virar, buscando parcerias alternativas para a cidade desenvolver”, revelou Confúcio Moura.
Ao vivo, Confúcio foi sabatinado por ouvintes, que o questionavam sobre os investimentos em segurança pública, que apresenta aspectos alarmantes de ineficiência, requerendo ações imediatas por parte do governo.
Entre as questões abordadas, a atual situação da delegacia de policia de Jaru, que segundo os interlocutores de Confúcio Moura funciona com estrutura precária, não bastasse o município não contar com um presídio.
Para Confúcio Moura o caos na segurança pública se deve à falta de condições mínimas de trabalhos para os profissionais do setor, sendo necessária a melhoria imediata da estrutura física e um grande investimento em equipamentos.
“O que vamos economizar acabando com o desperdício investiremos no ambiente de trabalho dos policiais. Temos que combater o crime com firmeza e determinação”, disse o candidato.
A criação de uma prisão agrícola também foi um dos temas abordados por ouvintes, questionando sobre modelos alternativos de estabelecimentos prisionais.
“Em minhas andanças, passando por fazendas, tive a idéia de fazer um novo modelo de prisão, de levar o criminoso para a roça, ensiná-lo a cuidar da terra, do gado, dar uma nova oportunidade de trabalho. Isso faz parte dos meus projetos de governo”, ressaltou.
Educação
Por ser véspera do dia nacional dos professores, Confúcio utilizou parte do programa para falar em educação e de projetos para a valorização dos trabalhadores em educação.
Destacou a estruturação de um Plano Estadual de Cargos, Carreiras e Salário que, conforme explicou, será feito em parceria com o sindicato da categoria e com outras representações da sociedade.
“Meu governo abrirá as portas para os trabalhadores da educação, para discussão das melhorias e dos incentivos, pois o diálogo será umas das bases de minha administração”, assumiu.
Confúcio Moura disse acreditar que a educação é item fundamental no desenvolvimento do Estado e, por isso, melhorias e programas que combatam a evasão escolar serão implantados como grande empenho.
“É preciso intensificar a capacitação profissional, implantar mecanismos de gratificação, valorizar a educação”, concluiu.
Encerramento
Confúcio Moura encerrou sua participação na Rádio Comunitária Alternativa pedindo o apoio de toda a região, para que eleja um candidato com compromisso e responsabilidade.
“Vamos fazer um ‘acordão’ entre governo, prefeitos, deputados, vereadores, Ministério Público de cuidar da saúde. Estou aqui como candidato e preciso do apoio de todos para trazer o melhor para Rondônia”, finalizou.
Fonte: Ascom
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia
O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia
Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari
Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)