Segunda-feira, 4 de setembro de 2017 - 20h19
Em Minas Gerais é tradição desde 1996 a entrega da Medalha JK, criada pela Lei nº 11.902 de 1995, a personalidades e instituições que se destacam no cenário político, econômico, social e cultural do Estado e do país. A iniciativa faz parte da festa cívica que exalta o legado do ex-presidente e ex-governador Juscelino Kubitschek, o JK, e este ano o governador de Rondônia Confúcio Moura é um dos homenageados.
O governador receberá a honraria no dia 12 deste mês, data que se comemora o nascimento de Juscelino Kubitschek. Confúcio, que está em seu segundo mandato no Estado, é considerado o governador da educação, tem a gestão marcada pela modernização dos órgãos públicos e o incentivo às inovações tecnológicas. Está a frente do Estado que desafiou a crise nacional.
Rondônia apresentou um crescimento de 4,7 % do PIB em 2016 e neste primeiro semestre de 2017, 4,8%, segundo Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Suder). Tem vocação para o agronegócio, é líder na produção nacional de peixe em água doce, está entre os maiores estados brasileiros produtores de café, e conta com um rebanho de mais 13 milhões de bovinos.
Confúcio Moura é considerado um visionário. Criou em Rondônia a feira de inovações Rondônia Rural Show que chegará a 7º edição em 2018 levando o Estado a projeção internacional. É responsável ainda por fomentar ciência e tecnologia através da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero) e é dele também a iniciativa que levou a reativação do Instituto Abaitará, transformado em Centro Técnico Estadual (Centec) com um modelo único de formação de mão-de-obra qualificada para o Estado.
O trabalho considerado de excepcional relevância para coletividade levou o governo mineiro destacar Confúcio Moura como uma das personalidades do ano apto a receber a Medalha JK. Na ocasião, Confúcio e outros governadores serão convidados a debater sobre a Lei Kandir.
Essa lei tem como uma das normas a isenção do pagamento de ICMS sobre as exportações de produtos primários e semielaborados ou serviços. Os estados exportadores alegam perda de arrecadação devido à isenção do imposto nesses produtos. Mais uma oportunidade para Rondônia dar importantes contribuições para o desenvolvimento do país.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)