Terça-feira, 26 de novembro de 2013 - 20h49

"A Polícia Militar está se preparando de maneira inteligente para reprimir a violência e pacificar regiões ainda não pacificadas no Estado”. A frase fez parte do discurso do governador Confúcio Moura, durante a solenidade alusiva ao aniversário de 38 anos da Polícia Militar de Rondônia, realizada na manhã de terça-feira, 26, em frente ao Comando Geral. A formatura militar contou com a presença do comandante geral da PM, coronel Paulo César de Figueiredo, do secretário da Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Marcelo Bessa, além de outras autoridades civis e militares.
Logo após a cerimônia de entrega de medalhas e comendas, o governador destacou todo o trabalho desempenhado por cada membro da corporação. Para ele, a polícia no Brasil tem que ser repensada nesse momento em que a violência se espalha por todas as cidades. "É necessário investir em treinamento e buscar um consenso nacional para que o vandalismo não impere nesse país", resaltou Confúcio, lamentando o episódio ocorrido no distrito de Rio Pardo, onde um Policial Militar da Força Nacional foi assassinado, além do cabo-PM também assassinado na segunda-feira, em Ariquemes.
Confúcio parabenizou a corporação por mais um aniversário e deixou claro que o Governo do Estado sempre estará com as atenções voltadas para a questão da segurança, investindo mais na PM, com cursos e treinamentos que possam elevar a eficiência de cada policial na manutenção da ordem pública.
O secretário Marcelo Bessa fez um breve comentário nos avanços conquistados nos últimos três anos e parabenizou a PM pelo 38º aniversário. "A Polícia Militar de Rondônia é considerada a caçula das polícias do país. Mesmo com apenas 38 anos, isso não significa que seja inexperiente. Muito pelo contrário, pois apesar de sua pouca idade é uma instituição que tem demonstrado plena capacidade e eficiência de suas ações, com elevado nível intelectual e ético que não deixa a desejar em nada em relação a outras instituições do Brasil".
Segundo o secretário, muito já se avançou nos últimos três anos e isso se deve a todo apoio prestado pelo Governo do Estado com condições orçamentárias para que cada militar possa desempenhar seu trabalho e garantir uma maior segurança à população.
O comandante da PM, coronel Paulo César de Figueiredo, chamou a atenção de cada militar ao ressaltar a eficiência da corporação no atendimento à sociedade com ações detalhadamente planejadas e no cumprimento de missões com policiais militares preparados para os mais complexos deveres.
"Ao longo desses anos não podemos deixar de frisar os obstáculos transpostos, vitórias galgadas e consequentemente, a conquista do respeito e apreço da população rondoniense. Tudo graças ao trabalho e dedicação depreendidos através do rádio-patrulhamento, policiamento a pé, policiamento aéreo, policiamento rural, de trânsito, de fronteira, no gerenciamento de crise, atuação nos presídios, na resolução de conflitos agrários, ou seja, ações desencadeadas em prol de um estado mais seguro", disse o comandante em seu discurso.
Medalhas e encerramento de curso marcam solenidade
A entrega de medalhas e encerramento do curso de Operações Especiais também marcaram a solenidade alusiva ao 38º aniversário da Polícia Militar. A condecoração, a mais alta comenda da Polícia Militar de Rondônia, foi criada em 22 de agosto de 1978 e é destinada a distinguir e premiar, anualmente, personalidades e Instituições, Civis e Militares, que tenham prestado relevantes serviços à corporação.
Pelo menos 100 personalidades civis e militares foram agraciados com a medalha "Mérito Forte Príncipe da Beira". Após a entrega de medalhas, as autoridades e convidados assistiram a uma rápida apresentação dos militares que concluíram o curso de Operações Especiais que teve início em 5 de agosto com a participação de 31 alunos, porém, apenas 10 chegaram até o fim das atividades que exigem treinamentos e estrutura em condições de resposta em ocorrências com reféns, roubos a bando, agentes químicos, bombas e explosivos.
Os agora denominados "Caveiras" (linguagem militar para policiais que passa pelo curso de Operações Especiais), passaram por um período de treinamento com elevado grau de risco no atendimento de ocorrências de alta complexidade.
Foram mais de 1.400 horas/aula do curso, com destaque para instruções de repressão de roubo em instituições financeiras, mergulho, paraquedismo, desativação de artefatos explosivos, ameaças biológicas, radiológicas e nucleares, aplicações táticas e outras atividades.
Fonte: Paulo Ricardo
Foto: Marcos Freire
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)