Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Confúcio cobra segurança e saúde e diz que atual governo só fez estrada


 
Afirmando ter um modelo pronto de gestão contemplando setores como agropecuária, educação, saúde, segurança pública, geração de emprego e renda, trânsito, crédito e inclusão social, o candidato ao governo da coligação “Aliança por uma Rondônia melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB) Confúcio Moura (PMDB) participou, nesta terça-feira (31), em Rolim de Moura, de um debate em que enfrentou os demais postulantes ao cargo, promovido pelConfúcio cobra segurança e saúde e diz que atual governo só fez estrada - Gente de Opiniãoa Rádio Rolim FM 104,9.

“Não vamos improvisar. Já Implantamos um modelo inovador de administração contemplando todos os setores, sem exceção. O modelo foi testado e aprovado pela população de Ariquemes e estamos prontos para estendê-lo para todo o Estado”, disse Confúcio Moura, numa referência à sua experiência como prefeito daquele município, cuja gestão, não bastasse premiada nacional e internacionalmente, foi aprovada pelos 72% do eleitorado que lhe confiaram um segundo mandato.

Logo no início do debate, Confúcio Moura pediu o direito de resposta porque o governador e candidato à reeleição João Cahulla (PPS) fez uma calúnia, citando inverdades, segundo o peemedebista, acerca do município de Ariquemes. A comissão julgadora avaliou o pedido e deu-lhe a palavra. Neste momento o candidato da “Aliança” apresentou suas realizações em Ariquemes, destacando os investimentos e projetos para a agricultura - em especial a implantação das agroindústrias no município -, um dos projetos de maior sucesso na avaliação do povo.

Questionado sobre por que deseja ser governador, o candidato da “Aliança” disse que se sente experiente e confiante, tendo por isso condições de conduzir o Estado, dando segurança ao empresariado, ao agricultor e à população em geral, resgatando a imagem do povo de Rondônia. “Pela minha própria experiência pessoal, não vou permitir que maculem a imagem do nosso Estado. Pelo contrário. Vou promover o lado bonito, belo de Rondônia”, garantiu.

Em determinado momento, o candidato João Cahulla se desestabilizou com os seguidos questionamentos dos concorrentes Expedito Junior (PSDB), Eduardo Valverde (PT) e Marcos Sussuarana (PT). Na posição de governador, foi bastante questionado sobre a situação caótica da saúde e o tratamento com os servidores do Estado, bem como sobre a educação. Para a totalidade dos debatedores, tanto o ex-governador Ivo Cassol como o atual governo concentrou suas atenções tão somente nas estradas, esquecendo de áreas fundamentais para o povo, especialmente a saúde que, segundo a unanimidade, vive um verdadeiro colapso. Cahulla tentou justificar os baixos investimentos em saúde, mas, conforme concordaram os adversários, não convenceu.

Nesse particular, o candidato peemedebista se comprometeu a alocar recursos de onde for possível carrear para resgatar a saúde pública do Estado, lembrando que toda a estrutura hoje existente, inclusive o Sistema Único de Saúde (SUS), foi implantado por ele há 23 anos, se mantendo do mesmo tamanho desde então, mesmo tendo a população do Estado mais do que dobrado nesse período. “Essa é uma área que conheço muito bem, até porque sou médico. Vamos colocar ordem na casa, vamos humanizar o atendimento e a relação médico/paciente”, assegurou.

CONTRADIÇÕES

Confúcio detectou contradições no discurso do candidato governista, João Cahulla, quando este tratava do tema “agricultura e meio ambiente”. “O seu governo não implantou o zoneamento que vocês mesmo aprovaram na Assembléia Legislativa. Foram negligentes com um projeto extremamente importante e que foi arduamente negociado com o governo federal e se transformou em lei. Isso é pura demagogia”, afirmou, lembrando que, em Ariquemes, implantou um Plano Municipal de Agricultura promovendo a mecanização, a calcarização e a implantação de agroindústrias que beneficiaram do pequeno ao grande produtor rural.

Em relação à segurança pública, Confúcio afirmou que ela não se faz apenas com aparelhamento das polícias e dos policiais. “Claro que reaparelhar as polícias material e fisicamente, além de incrementar os efetivos, é muito importante, mas não é tudo. No nosso governo a polícia vai estar nas ruas e vai trabalhar com inteligência. Agora, não podemos deixar de levar em conta ações externas de combate à violência, como uma educação integral e de qualidade para ensinar outros valores às nossas crianças e jovens”, comentou, afirmando ter implantado em Ariquemes a primeira guarda municipal do Estado e ter implantado câmaras de segurança em pontos estratégicos da cidade, além de uma série de atos que aumentaram a segurança da população e fizeram com que os índices de criminalidade despencassem na cidade.

Sobre o time que vai escalar para ajudá-lo no setor de segurança pública, Confúcio afirmou que o seu compromisso é com cidadãos e cidadãs com conhecimentos técnicos específicos para cada área, acrescentando que “uma boa dose de humanidade é essencial para quem se prontifica a comandar uma Polícia Militar ou uma Polícia Civil”.

Questionado sobre como seria o tratamento que Rolim de Moura e a Zona da Mata receberiam de seu governo, Confúcio afirmou que pretende governar para todas as cidades de Rondônia, dando um tratamento isonômico para elas. “Porém, dada a importância que essa região tem para o Estado, de repente vocês poderão ter boas surpresas comigo”, ressaltou. “Mas a priori a nossa intenção é investir em cada região de acordo com a sua vocação”, concluiu.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cláudia de Jesus pede extensão de direito a cômputo de tempo de serviço na pandemia a todos os servidores do estado

Deputada Cláudia de Jesus pede extensão de direito a cômputo de tempo de serviço na pandemia a todos os servidores do estado

Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)