Sexta-feira, 9 de agosto de 2013 - 12h09
A VI Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Porto Velho foi aberta na manhã de quinta-feira (08), no Teatro Banzeiros. A mesa de abertura dos trabalhos compôs-se pelo Vice-Prefeito, Dalton Di Franco; a secretária municipal de Assistência Social (Semas), Josélia Ferreira; a secretária adjunta estadual da Assistência Social (Seas), Zilene Rabelo; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Fernando Rocha; a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Maria das Graças Costa; o representante do Conselho Nacional de Assistência Social, Edvaldo Ramos; o representante do Fundo Nacional de Assistência Social, Alan Camelo; o diretor do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude e da Defesa dos Usuários dos Serviços de Educação (CAO-INF), o promotor de justiça Marcos Valério.
Com o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”, a VI Conferência, que terá seus trabalhos encerrados na sexta-feira, dia 09 de agosto, constitui-se de um espaço deliberativo e avaliativo sobre as políticas públicas realizadas na capital de Rondônia com a finalidade de promover a pessoa humana e garantir seus direitos dentro dos princípios que regem a visão de cidadania brasileira.
“Nessa confêrencia, estaremos empenhados em fazer avançar a visão municipal quanto ao tema básico. O município é o principal palco onde as políticas públicas que garantem a cidadania das pessoas devem estar bem manifestas. Os financiamentos estaduais e nacionais devem se tornar ações concretas na promoção humana dos moradores da cidade”, observou Josélia Ferreira.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), estabelece uma cadeia de ações e de financiamentos dessas ações, que de acordo com a visão da titular da Semas, realiza-se com maior plenitude nas cidades, pois são efetivamente onde as pessoas residem. Dessa forma, as prefeituras precisam demonstrar seus serviços e continuar avançando sempre em suas realizações para que os financiamentos estaduais e federais se ampliem. “Nós trabalhamos com os recursos do governo federal e estadual. Essas são as portas de entrada para que consigamos energia para executar nossos serviços dentro do universo da assistência social, portanto, uma conferência como esta oportuniza um olhar deliberativo e preocupante, mapeando tudo o que já foi feito no município, desde a efetivação do programa SUAS. Queremos fazer uma revisão não para ficar contemplando o passado, mas para saber em que acertamos ou erramos e como poderemos avançar”, observou.
As atividades da VI Conferência: palestras, mesas redondas, revisão de documentação, exposições temáticas, grupos de trabalhos e outras, têm como principal foco o debate para revisão das ações, a deliberação para a formação de um programa de ação conjunta e a eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual de Assistência Social. A revisão deve englobar o contexto dos serviços ofertados ao município por meio da Semas, tal como o Bolsa Família, o Cadastro Único, as ações dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Centros Especializados de Assistência Social (CREAS), os serviços em prol da população em situação de rua e os diversos outros que vêm sendo executados. Também se realiza uma exposição meticulosa sobre as capacidades estruturais para a realização desses serviços, passando das condições de gestão de pessoas às de gestão de materiais e finanças. De tal modo, espera-se realizar um amplo diagnóstico das políticas empreendidas e das categorias funcionais necessárias para fazê-las avançar.
“Essa conferência serve, principalmente, para que possamos melhorar nossos serviços. Saber o que os munícipes precisam é fundamental para que aconteça esse avanço. Temos muitas pessoas que utilizam os serviços do município e precisamos estar preparados para nos aprimorar. Portanto, precisamos fazer essa revisão do nosso trabalho para que possamos nos capacitar para o recebimento de melhores recursos estaduais e federais para aplicação em prol da população de Porto Velho”, ressaltou Dalton Di Franco.
Fonte: Renato Menghi
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)