Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comitê de segurança no Transito ganha mais apoio


 
O Comitê de Segurança Viária, que prepara a elaboração do plano decenal de morbimortalidade de acidentes de trânsito teve mais um encontro nesta quarta feira pela manhã, nas dependências da Fatec. Desde maio, representantes de diversas secretarias, Ongs e órgãos públicos discutem uma proposta preliminar ao projeto, inspirado no Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito. O encontro desta quarta feira mostrou que o grupo tem recebido novas adesões ao debate.

O objetivo dos encontros é gerenciar medidas que contribuam na redução das taxas de mortalidade e lesões por acidentes de trânsito no país, através da implementação de ações de fiscalização, educação, saúde, infraestrutura e segurança veicular, a curto, médio e longo prazo. Para isso, estão sendo identificados pontos considerados de vulnerabilidade, estabelecendo parcerias com os mais variados segmentos da sociedade civil.

A coordenação dos encontros vem sendo feita pela médica-veterinária Régia Martins, que gerencia o Programa de Doenças e Agravos Não-transmissíveis na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Alguns dos convidados participaram da reunião pela primeira vez, como o administrador de frota da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) Kerly Gomes. “Também sou instrutor de trânsito, dou aula de direção defensiva. Acredito que a educação é um dos pontos mais importantes nesse processo”, disse.

O coordenador da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), Zacarias Santos, vem acompanhando as discussões desde o início. Nesta quarta, ele comandou uma apresentação de dados sobre a violência no trânsito em Porto Velho, mostrada aos participantes do encontro através de slides no datashow.

Os dados levantados pela coordenação do Comitê dão conta de que o número de acidentes em Porto Velho vem aumentando a cada ano, proporcionalmente ao aumento da frota de veículos. Só no ano passado, morreram 40 pessoas de 20 a 29 anos em acidentes na Capital, e outras 36 de 30 a 36 anos.

Em 2009, ocorreram 7.161 um total de acidentes, com 6.394 vítimas não-fatais. No ano seguinte, 2010, foram 7.965 acidentes, com 7.501 vítimas não-fatais. Para se ter uma idéia do crescimento, em 2003, haviam sido 2.151 acidentes, tudo isso só em Porto Velho. “As causas são as mais variadas, desde imprudência, até problemas mecânicos ou falta de habilitação”, explicou Régia.

Também estiveram presentes representantes da Semed, Semes, Sempla, Agevisa, Detran, Sest-Senat, Dnit, Companhia de Trânsito, Sindicato das Escolas Particulares, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, Ibama, Sedam, Observatório de Violência da Unir, Usinas de Jurau e Santo Antônio, Corpo de Bombeiros, Seasu, Polícia Militar, Fiero, Conselhos Estadual e Municipal de Saúde e Caps AD.

A criação do Plano decenal atende às normas definidas na Declaração de Moscou, reunião internacional que determinou a década até 2020 como o decênio de Ações para a Segurança Viária. Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde, 1,2 milhão de pessoas morrem a cada ano no mundo em decorrência de acidentes de trânsito. Vítimas que sobrevivem a acidentes ocupam 50% dos leitos nos centros cirúrgicos. Em Porto Velho, ciclistas e motociclistas tem sido as principais vítimas, como revelou Régia.

Fonte: Róbinson Gambôa
 

 

Gente de OpiniãoSábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Gente de Opinião Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)