Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comitê conhece proposta de Plano de Segurança Viária



A técnica do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rosana Matos Silva, apresentou nesta terça feira, 16, aos membros do Comitê para Construção do Plano Decenal de Segurança Viária de Porto Velho, a minuta do plano que está sendo elaborado em nível nacional. Rosana Silva integrou o comitê nacional e participou da elaboração do documento, que está em fase de revisão.

Participaram do encontro na Faculdade de Ciências Administrativa e de Tecnologia (Fatec), os representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Polícia Rodoviária.

Integrante do comitê, Carolina Rodrigues, da Agevisa, adiantou que o esclarecimento sobre o plano nacional é necessário porque, na elaboração do plano municipal, o documento terá que se adequar ao que for definido no plano nacional. “Por isso que ainda estamos na fase de discussão, não sentamos para a elaboração do plano propriamente dito. E como a Rosana teve uma participação ativa no debate nacional, ela é a pessoa indicada para nos passar essa orientação, mesmo que o plano nacional ainda não tenha sido fechado. Isso nos dará um norteamento”, explicou.

A elaboração do plano tem a finalidade de diagnosticar a situação de saúde, segurança e paz no trânsito e promover a articulação e definição de estratégias intersetoriais para a melhoria da segurança, promoção da saúde, e da cultura de paz no trânsito.

Dentro da elaboração do plano as temáticas são discutidas por eixos e pilares, para melhor distribuir o assunto. Após as explanações sobre o plano nacional, Carolina Rodrigues adiantou que o próximo passo é criar os grupos para aprofundarem o debate e começarem a apresentar as propostas.

Dados divulgados pelo Comitê apontam que o número de acidentes em Porto Velho tem aumentando proporcionalmente ao crescimento da frota de veículos. Em 2009, ocorreram 7.161 acidentes; em 2010, foram 7.965 acidentes. No entanto, em 2003, foram registrados 2.151 acidentes. As causas são as mais variadas, vão desde imprudência, a falta de habilitação.

Fonte: Joel Elias
 

Gente de OpiniãoSábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Gente de Opinião Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)