Quarta-feira, 13 de maio de 2015 - 11h45
A Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso recebeu ontem, terça-feira (12), durante reunião realizada no plenarinho da Assembleia Legislativa, membros do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência do Estado de Rondônia. O encontro aconteceu após convite do presidente da comissão, deputado Airton Gurgacz (PDT).
Na presença dos demais membros da comissão, deputados Só Na Bença (PMDB), Ezequiel Júnior (PSDC), Jesuíno Boabaid (PTdoB) e do deputado convidado Dr. Neidson (PTdoB), os conselheiros explanaram sobre as dificuldades que a instituição enfrenta para desenvolver os trabalhos da instituição.
O presidente, Emerson Bezerra, disse que apenas há cinco meses assumiu a presidência do conselho e que até o momento já pôde constatar que a instituição precisa de tudo, menos do espaço físico, já existente. Segundo ele, a prioridade está na mudança da lei de criação do conselho.
Emerson explicou que o conselho é formado por 18 membros, mas que dificilmente há quórum durante as reuniões. Segundo ele, os servidores que têm cadeira na instituição não podem ficar a disposição do conselho.
“O Estado não permite, e isso dificulta nossos trabalhos. Queremos ajudar, mas antes é preciso arrumar a casa”, relatou o presidente.
Questionado sobre o envolvimento do Legislativo com o conselho, Emerson enfatizou que há cerca de dois anos nenhum deputado procura a instituição, mas que agora espera mais participação dos parlamentares no apoio às políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
O deputado Só Na Bença sugeriu aos demais deputados que a comissão realize uma visita ao Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência para, de perto, averiguar todos os problemas da instituição e, juntos, encontrarem soluções para contribuir com o bom andamento dos trabalhos, hoje limitados diante das dificuldades.
Airton Gurgacz pediu ao presidente do conselho que enviasse à comissão cópia do estatuto para que os parlamentares pudessem estudar quais as modificações a serem indicadas ao Poder Executivo. O deputado também sugeriu que a comissão ouça a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
Fonte: Juliana Martins
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d