Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão recebe Conselho da Pessoa com Deficiência



A Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso recebeu ontem, terça-feira (12), durante reunião realizada no plenarinho da Assembleia Legislativa, membros do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência do Estado de Rondônia. O encontro aconteceu após convite do presidente da comissão, deputado Airton Gurgacz (PDT).

Na presença dos demais membros da comissão, deputados Só Na Bença (PMDB), Ezequiel Júnior (PSDC), Jesuíno Boabaid (PTdoB) e do deputado convidado Dr. Neidson (PTdoB), os conselheiros explanaram sobre as dificuldades que a instituição enfrenta para desenvolver os trabalhos da instituição.

O presidente, Emerson Bezerra, disse que apenas há cinco meses assumiu a presidência do conselho e que até o momento já pôde constatar que a instituição precisa de tudo, menos do espaço físico, já existente. Segundo ele, a prioridade está na mudança da lei de criação do conselho.

Emerson explicou que o conselho é formado por 18 membros, mas que dificilmente há quórum durante as reuniões. Segundo ele, os servidores que têm cadeira na instituição não podem ficar a disposição do conselho.

“O Estado não permite, e isso dificulta nossos trabalhos. Queremos ajudar, mas antes é preciso arrumar a casa”, relatou o presidente.

Questionado sobre o envolvimento do Legislativo com o conselho, Emerson enfatizou que há cerca de dois anos nenhum deputado procura a instituição, mas que agora espera mais participação dos parlamentares no apoio às políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.

O deputado Só Na Bença sugeriu aos demais deputados que a comissão realize uma visita ao Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência para, de perto, averiguar todos os problemas da instituição e, juntos, encontrarem soluções para contribuir com o bom andamento dos trabalhos, hoje limitados diante das dificuldades.

Airton Gurgacz pediu ao presidente do conselho que enviasse à comissão cópia do estatuto para que os parlamentares pudessem estudar quais as modificações a serem indicadas ao Poder Executivo. O deputado também sugeriu que a comissão ouça a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

 Fonte: Juliana Martins

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)