Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

O Secretário Fernando Máximo, será ouvido dia 15 de outubro às 11h da manhã


Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas - Gente de Opinião

Na manhã desta terça-feira (8), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adailton Furia (PSD) se reuniu no plenarinho 1, para deliberar sobre projetos e pareceres, distribuir matérias e a convocar o Secretário de Saúde Fernando Máximo. 

Receberam parecer os projetos: PL 204/19 de autoria do deputado Geraldo da Rondônia (PSC), que dispõe sobre a proibição da comercialização, uso, porte e posse de substância constituída de vidro moído e cola (Cerol), além de linha encerada de quartzo moído, algodão e óxido de alumínio (linha chilena), e de qualquer produto na prática de soltar pipas que utilize produtos cortantes.  O projeto de lei recebeu parecer favorável do deputado Adailton Furia (PSD).  

Outro projeto de lei apreciado foi o de n°213/19 de autoria do deputado Anderson Pereira (PROS), que estabelece que hospitais e maternidades de Rondônia, ofereçam aos pais e/ou responsáveis de recém-nascidos orientações e treinamentos de primeiros socorros para o caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morta súbita. O deputado Dr.Neidson (PMN) foi o relator e votou favorável pela aprovação do projeto. 

O projeto de lei 215/19 de autoria do deputado Anderson Pereira, garante aos alunos de instituições públicas e privadas de ensino de Rondônia acesso a água potável e filtrada e dá outras providências. A matéria recebeu parecer favorável do relator Dr. Neidson. 

O projeto de lei 164/19 que dispõe sobre a doação de amostra de sangue para a consolidação de banco de dados de doadores de medula óssea e dá outras providências, de autoria do deputado Anderson Pereira, recebeu parecer favorável da deputada Cassia Muleta (Podemos). 

A Comissão fez ainda a distribuição de vários projetos para análise e recebimento de parecer dos parlamentares. Entre eles os projetos: 245/19 de autoria do deputado Adelino Follador, o projeto de lei n° 198/19 do deputado Jhony Paixão (PRB), projeto de lei 214/19 do deputado Anderson Pereira e projeto de lei 209/19 do deputado Jean de Oliveira (MDB).  

 

Visita João Paulo II  

O deputado DR. Neidson relatou a Comissão de Saúde visita feita ao Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, onde viu de perto a precariedade na estrutura física e a falta de funcionários suficientes para atender à grande demanda da unidade hospitalar.  Neidson descreveu que o quantitativo de técnicos, enfermeiros e médicos está muito abaixo do necessário por paciente. Que os aparelhos de ar condicionado têm os fios expostos, paredes com mofos, e forros com risco de desabamento. Ele reafirmou que a unidade precisa de uma nova estrutura ou outro local para os pacientes, pois o risco de acidente é muito grande, e a estrutura atual não deve aguentar a espera do início e do fim da obra do novo hospital. 

Reclamou que os leitos particulares utilizados pelo Poder Executivo estão se tornando verdadeiros hotéis, devido à demora em realizar cirurgias, em especial as ortopédicas, com uma espera de mais de 30 dias. “Isso acarreta gastos do governo. Precisamos dar celeridade e cobrar mais do governo essas melhorias. Também precisamos apresentar alternativas para melhorar a saúde e resolver o problema, de forma urgente”, frisou. 

O deputado Jair Montes (PTC) falou sobre as escalas da área da saúde, pois o Executivo quer aumentar o tempo de trabalho de 12 para 15 horas. Lembrou que o Ministério Público (MP) e o Tribunal de Contas (TC) já se manifestaram sobre o assunto, realizando fiscalização em hospitais no interior do Estado. Mas segundo ele, é preciso que esses órgãos busquem respostas junto ao gestor para dar uma solução rápida a sociedade. 

Montes lembrou que a Assembleia Legislativa fez a doação, bem como o Tribunal de Contas de recursos financeiros para a construção do novo hospital e pronto socorro na Capital que vai permitir um atendimento digno ao cidadão. 

O deputado Adailton Furia alertou para que se faça gestão nos hospitais do interior, pois eles é que dão suporte para que os pacientes não precisem chegar à capital, mas por conta da falta de médicos especialistas para atender a demanda, continuam sendo encaminhados para o João Paulo II. 

O deputado Luizinho Goebel (PV) citou o município de Vilhena que atende uma grande demanda região do Cone Sul do Estado, e que existem três propostas para o governo, sendo que a prefeitura de Vilhena tem estrutura física e centro cirúrgico para fazer essas cirurgias. Já se colocou à disposição para receber essa demanda e realizar um mutirão para. 

Ele falou ainda sobre a possibilidade de receber uma equipe médica para realizar cirurgias eletivas e dar vasão a esta longa fila de espera, tudo custeado pela prefeitura do município, a outra sugestão é apoiar a implantação do BTS para construção do Hospital João Paulo II. “Temos que unir forças e buscar esse novo caminho para ajudar o Poder Executivo, para que a situação seja resolvida de forma imediata, até por que a obra desse novo hospital não vai ficar pronta em tempo recorde”, afirmou. 

 

Convocação Secretário de Saúde  

Os deputados aprovaram a convocação do Secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, no dia 15 de outubro às 11 horas, para prestar esclarecimentos sobre os gastos com os leitos particulares, o conflito com a falta de diálogo entre a pasta e os profissionais da saúde, além de apresentar quantitativo de profissionais em hospitais em todo Estado, e apresentar planilha de trabalho para resolver essa problemática em relação a demanda represada de cirurgias.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)