Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão de Agropecuária e Política Rural debate importância da Agricultura Familiar

Setor é importante tanto para o abastecimento do mercado interno quanto para o controle da inflação dos alimentos.


Comissão de Agropecuária e Política Rural debate importância da Agricultura Familiar - Gente de Opinião

Durante a abertura da reunião da comissão de Agropecuária e Política Rural, presidida pelo deputado Luís do Hospital (MDB), foi informado aos demais deputados que compõem a comissão, o pedido de reunião solicitado pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja - Rondônia (Aprosoja), para tratar do vazio sanitário do estado e também o pedido efetuado pelo secretário de Agricultura de Porto Velho, o ex-deputado Carlos Magno, que pretende tratar sobre as estadualização das vicinais do município de Porto Velho.

Durante sua explanação, a deputada Cláudia de Jesus (PT) enalteceu a força, importância e necessidade de investimentos da agricultura familiar e a necessidade de uma implantação de frente parlamentar orçamentária junto ao governo do estado de Rondônia, para garantir mais investimentos para agricultura familiar. “Os agricultores familiares têm importância tanto para o abastecimento do mercado interno quanto para o controle da inflação dos alimentos no nosso amado estado de Rondônia, bem como no Brasil. Quando fui secretária municipal de agricultura, em Ji-Paraná, o investimento do município no Pnae e Paa, era R$1,4 milhões ao ano, atualmente está em R$100 mil de média”.

Em continuidade, a deputada Cláudia de Jesus informou que o Programa Nacional de Alimentação Escolar está defasado e é, hoje, o maior incentivador da agricultura Familiar. “Os pequenos agricultores não encontram formas de escoamento dos seus produtos, a preços justos, considerando a defasagem de mais de quatro anos do PNAE, a prioridade do estado tem que ser a agricultura familiar e a vida. Rondônia é um estado que tem aumentado o número de pessoas com câncer de forma alarmante, e muito se sabe que é porque usa agrotóxico de forma desordenada e indiscriminada”.

Fazendo aparte, o deputado Cássio Gois (PSD) lembrou, “além da importância da agricultura familiar, e da defasagem do Pnae, todos esses elementos refletem na educação, pois o homem do campo está vindo para os centros urbanos, por falta de escolas no campo para seus filhos e em razão da falta de valor dos seus produtos e da mão de obra. Com isso, os municípios não estão dando conta deste reflexo, por falta de professores e instalações escolares. As crianças estão andando 70 km para vir estudar nas cidades e passando em frente a escolas do campo que já funcionaram num passado recente”. O deputado ainda fez questão de afirmar, “o Senar está fazendo, às vezes, o papel do estado, quando dá cursos de valorização da mão de obra das mulheres do campo quando promove as oficinas, e com isso leva conhecimento e agrega à família do campo mais formas de renda para tentar manter a sua subsistência”.

Em sua finalização a deputada Cláudia de Jesus disse: “A Agroecologia é realidade e importantíssima para a nova agricultura do mundo e é o futuro, em nosso estado temos a Emater que pode auxiliar, tem pessoal capacitado e qualificado e tem referência mas tem sido relegado em razão dos grandes sojicultores que pautam o cenário nacional e ofuscam a luta dos agricultores familiares, destaco aqui a importância de criarmos uma Frente Parlamentar Orçamentária para reunirmos da Seagri, DER e Emater para dar alicerce à agricultura familiar do nosso estado”.

O presidente da comissão, deputado Luís do Hospital, em sua fala, insistiu na importância do Programa de Aquisição de Alimentos, criado pelo artigo 19, da Lei 11.326, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, e esta comissão tem que dar continuidade das políticas de apoio à agricultura familiar.

Por fim, a comissão de Agropecuária e Política Rural deliberou e confirmou a agenda para o dia 22 de março, com a Aprosoja Rondônia, para tratar do vazio sanitário do estado, e o secretário de Agricultura de Porto Velho, o ex-deputado Carlos Magno, que pretende tratar sobre as estadualização das vicinais do município de Porto Velho.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)