Porto Velho (RO) sábado, 28 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Comissão compila leis do Estado



Um trabalho pioneiro realizado com o objetivo de promover a segurança jurídica e a celeridade nas consultas das leis do Estado, esta e a missão da Comissão Especial de Revisão, Compilação, Consolidação e Informatização da Legislação Estadual, que realizou sua primeira reunião oficial com representantes das setoriais na manhã desta quinta-feira (12) no auditório do Palácio Getúlio Vargas, em Porto Velho.

“Este é um trabalho que pensamos a tempo. O Estado possui muitas leis, muitas referentes a alterações, o nosso objetivo é gerar uma legislação enxuta sem suprimir nenhuma e tentando corrigir as disparidades. Talvez esta seja uma das mais significativas mudanças deste governo”, declarou o Chefe da Casa Civil, Marco Antônio de Faria aos representantes das secretarias presentes ao evento.

Porém para os idealizadores do projeto a relevância não é apenas técnica, mas visa especialmente a população, para que esta tenha acesso e conheça a própria história. Junto com este trabalho a Casa Civil, por intermédio da Coordenadoria Técnica Legislativa (Cotel) desenvolveu um sistema de consulta das leis, o Portal do Sistema de Consulta a Legislação Estadual disponibilizará o acervo ao publico através da internet.

Neste portal serão liberados os documentos originais a partir de reprodução fotográfica e também downloads de todos os atos normativos do Estado, não apenas a legislação, mas também os projetos de lei na íntegra.

“Nós somos o primeiro Estado da Federação a trabalhar a legislação. Há um projeto semelhante em âmbito nacional tramitando no Congresso, mas que ainda não conseguiu consolidar nenhuma lei. Este é um trabalho que teve inicio em 2000, com a digitalização do acervo e que trará segurança jurídica com o estabelecimento do direito. Para nós operadores, é um grande avanço ainda mais com todo histórico disponível para consulta”, afirma Hélder Risler de Oliveira, Coordenador da Cotel.

De acordo com o Diretor de Atos Normativos da Cotel, Guilber Diniz, “neste primeiro momento precisamos reunir com cada secretaria do Governo da Cooperação e agrupar cada legislação especifica da respectiva pasta, identificando as alterações e revogações, bem como as legislações mais relevantes. Todas as pastas que compareceram tomaram ciência e se colocaram a disposição para auxiliar no processo”, explica.

“Nós assessores técnicos necessitamos de ferramentas que disponibilizem de forma eficaz estas informações. Com certeza o portal facilitará a pesquisa, simplificando a consulta e garantindo celeridade ao processo”, garante Aida Fon, assessora especial da Seagri.

“A questão da praticidade é o maior benefício que o projeto oferece. Não apenas para os técnicos e advogados, mas para todos os interessados na área, afirma a gerente de Desenvolvimento e Pecuária da Seagri, Fabiana Back Locks.

“O trabalho da comissão é simplificar a legislação do Estado avaliando a constitucionalidade e legalidade das leis para simplificar o ordenamento e consulta pública de qualquer cidadão, para isto as secretarias irão subsidiar o trabalho fornecendo as informações pertinentes”, explica Eriberto Gomes Barroso Júnior, membro da comissão.

Fonte: Romeu Noé   /  Decom

 

Mais Sobre Política

Presidente Alex Redano diz que Sessão Itinerante na Rondônia Rural Show aproxima o Legislativo da população

Presidente Alex Redano diz que Sessão Itinerante na Rondônia Rural Show aproxima o Legislativo da população

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), disse que a realização da Sessão Itinerante em Ji-Paraná, durante a 9ª edição da

Comissão Geral da Assembleia discute desenvolvimento do agronegócio e o futuro da Rondônia Rural Show

Comissão Geral da Assembleia discute desenvolvimento do agronegócio e o futuro da Rondônia Rural Show

Durante a comissão geral em que foi transformada a Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 26, realizada durante a Rondônia

Proposta pelo deputado Laerte Gomes solenidade realizada na 9ª RRS outorga Medalhas do Mérito Legislativos a membros da PRF, PM e PC

Proposta pelo deputado Laerte Gomes solenidade realizada na 9ª RRS outorga Medalhas do Mérito Legislativos a membros da PRF, PM e PC

Durante a Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa realizada na 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional 2022, nesta quinta-feira (26), no

Iniciada obra das novas passarelas na BR 364 com recursos indicados por Mariana Carvalho

Iniciada obra das novas passarelas na BR 364 com recursos indicados por Mariana Carvalho

Foi iniciada a obra de construção da primeira de seis passarelas que serão erguidas sobre a BR 364, no trecho urbano de Porto Velho. As novas traves