Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão compila leis do Estado



Um trabalho pioneiro realizado com o objetivo de promover a segurança jurídica e a celeridade nas consultas das leis do Estado, esta e a missão da Comissão Especial de Revisão, Compilação, Consolidação e Informatização da Legislação Estadual, que realizou sua primeira reunião oficial com representantes das setoriais na manhã desta quinta-feira (12) no auditório do Palácio Getúlio Vargas, em Porto Velho.

“Este é um trabalho que pensamos a tempo. O Estado possui muitas leis, muitas referentes a alterações, o nosso objetivo é gerar uma legislação enxuta sem suprimir nenhuma e tentando corrigir as disparidades. Talvez esta seja uma das mais significativas mudanças deste governo”, declarou o Chefe da Casa Civil, Marco Antônio de Faria aos representantes das secretarias presentes ao evento.

Porém para os idealizadores do projeto a relevância não é apenas técnica, mas visa especialmente a população, para que esta tenha acesso e conheça a própria história. Junto com este trabalho a Casa Civil, por intermédio da Coordenadoria Técnica Legislativa (Cotel) desenvolveu um sistema de consulta das leis, o Portal do Sistema de Consulta a Legislação Estadual disponibilizará o acervo ao publico através da internet.

Neste portal serão liberados os documentos originais a partir de reprodução fotográfica e também downloads de todos os atos normativos do Estado, não apenas a legislação, mas também os projetos de lei na íntegra.

“Nós somos o primeiro Estado da Federação a trabalhar a legislação. Há um projeto semelhante em âmbito nacional tramitando no Congresso, mas que ainda não conseguiu consolidar nenhuma lei. Este é um trabalho que teve inicio em 2000, com a digitalização do acervo e que trará segurança jurídica com o estabelecimento do direito. Para nós operadores, é um grande avanço ainda mais com todo histórico disponível para consulta”, afirma Hélder Risler de Oliveira, Coordenador da Cotel.

De acordo com o Diretor de Atos Normativos da Cotel, Guilber Diniz, “neste primeiro momento precisamos reunir com cada secretaria do Governo da Cooperação e agrupar cada legislação especifica da respectiva pasta, identificando as alterações e revogações, bem como as legislações mais relevantes. Todas as pastas que compareceram tomaram ciência e se colocaram a disposição para auxiliar no processo”, explica.

“Nós assessores técnicos necessitamos de ferramentas que disponibilizem de forma eficaz estas informações. Com certeza o portal facilitará a pesquisa, simplificando a consulta e garantindo celeridade ao processo”, garante Aida Fon, assessora especial da Seagri.

“A questão da praticidade é o maior benefício que o projeto oferece. Não apenas para os técnicos e advogados, mas para todos os interessados na área, afirma a gerente de Desenvolvimento e Pecuária da Seagri, Fabiana Back Locks.

“O trabalho da comissão é simplificar a legislação do Estado avaliando a constitucionalidade e legalidade das leis para simplificar o ordenamento e consulta pública de qualquer cidadão, para isto as secretarias irão subsidiar o trabalho fornecendo as informações pertinentes”, explica Eriberto Gomes Barroso Júnior, membro da comissão.

Fonte: Romeu Noé   /  Decom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)