Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão analisa projetos para proteger crianças e adolescentes e exalta Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Deputadas fizeram cobranças aos poderes públicos para garantir acesso de crianças e adolescentes autistas a direitos básicos


Comissão analisa projetos para proteger crianças e adolescentes e exalta Dia Mundial da Conscientização do Autismo  - Gente de Opinião

Em reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, da Mulher e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) realizada nesta terça-feira (04), os membros exaltaram a importância do último domingo (2), onde foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. 

“Já que está é uma comissão dos direitos da criança, do adolescente, do idoso, não poderia deixar de registrar uma questão importante para o autismo: no dia dois de abril, a gente sabe da importância do trabalho de tantas mães atípicas, que sofrem tanto, que tem tanta dificuldade. Falta o Estado fazer um trabalho diferente. Quero parabenizar a iniciativa privada que se manifestou e fez eventos”, destacou a presidente da comissão, deputada Dra. Taíssa (PSC). Ela completou: “Lá em Guajará-Mirim, tivemos pela primeira vez na história, onde reunimos no Parque Circuito diversas mães. Foi a primeira reunião que tivemos depois que assumimos o mandato e conseguimos reunir quase 100 famílias. É muito importante isso, pois você consegue ouvir os relatos, depoimentos, você fortalece aquelas que ainda não aceitaram”, disse. 

A Dra. Taíssa seguiu com seus comentários sobre este dia tão importante para a causa do autismo no planeta. “Muitos da sociedade ainda têm preconceito, e principalmente, precisamos levantar a bandeira que é uma causa importante. Que nós precisamos do poder público dando a mão e a gente precisa fazer a diferença. Especialmente na questão educacional, onde a gente recebe muitos relatos das famílias que sempre faltam professores auxiliares, cuidadores, mediadores, que falta essa estrutura”. 

A parlamentar ainda disse que está em busca de melhores condições para as crianças e adolescentes autistas na educação rondoniense. “Uma das pautas que eu levei ao meu primeiro encontro com o governador é que possamos mudar o orçamento, onde não tenhamos mais esta dificuldade em relação aos cuidadores, professores auxiliares e mediadores. Não podemos mais ver os pais desesperados e fazendo manifestação. Precisamos mudar o orçamento para que isso seja uma política pública”. 

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) chamou a atenção para que os homens entendam melhor o autismo e participem da luta para dar mais bem-estar aos autistas. “Quanto mais os homens vierem para a causa e conseguirem entender a dor que uma mulher passa, e um filho estar nessas condições, passando por dificuldades, parece que o filho é só da mãe. Por isso que as mães adoecem e que precisamos do olhar para os filhos e mães. Elas precisam desse apoio psicológico e se unem umas às outras”. 

E ainda seguiu: “Precisamos do apoio do poder público com respaldo psicológico. Elas se sentem sozinhas, com os filhos inteiramente dependentes delas, onde elas sequer podem sair para trabalhar para sustentá-los. A situação é muito delicada, muito triste. Precisamos discutir para atender todas as famílias, as pessoas que se envolveram nesta causa e foram para a rua”, salientou.

Ainda foi aprovado por unanimidade um convite para Heline Braga, ativista na área da defesa dos direitos das crianças com autismo e mães atípicas.

No decorrer da comissão também foram aprovados para ir à plenário dois projetos de lei que tratam da proteção das crianças e adolescentes de Rondônia: o projeto 1422/2021, que “proíbe a utilização de verba pública em eventos e serviços que promovam a sexualidade de crianças”, sob a relatoria da deputada estadual Dra. Taíssa.

E ainda o 1400/2021, que “dispõe sobre a obrigatoriedade do registro no prontuário de violência contra criança e adolescente no prontuário de atendimento médico”, sob relatoria da deputada Ieda Chaves. Ambos os projetos são de autoria do deputado Ismael Crispin (PSB).

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Os trabalhadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) passarão a ter direito à Licença-Prêmio por Assiduidade, conforme pr

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

A causa animal passa a contar com mais atenção. Foi oficializada com a publicação da Lei nº 6.016, de 25 de abril de 2025, de autoria da deputada es

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 130/2025, que altera o Plano de Carreira, Cargos e Remuner

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia ao Departamento de Estradas e Rodagen

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)