Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Combate ao narcotráfico na fronteira será intensificado


Secretário Nacional de Segurança Pública diz que intensificará combate ao narcotráfico na  fronteira com a Bolívia

Valverde pede a secretário Biscaia ampliação no contingente policial do Estado
O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT/RO) reuniu-se nesta quarta-feira (07)com do Secretário Nacional de Segurança Pública, Antônio Carlos Biscaia, para tratar do aumento do efetivo policial na região de fronteira entre Bolívia e Rondônia.

Na ocasião o parlamentar colocou para o Secretário a questão levantada durante o Simpósio da Amazônia, no painel Segurança Pública, sobre o tráfico de entorpecente, principalmente cocaína, oriundas da Bolívia. Rondônia faz fronteira com a Bolívia, que se tornou a principal fornecedora para todo o País.

De acordo com Valverde, é preciso intensificar a polícia federal e ampliar a participação das forças armadas no patrulhamento das áreas fronteiriças.

"Precisamos intensificar as operações policiais nas fronteiras, e de investir pesados em todos os setores da segurança pública de Rondônia. Só assim poderemos enfrentar o tráfico de drogas em todo o País. Para tanto, vamos viabilizar parceria com estados limítrofes e acordo bilateral de segurança com a Bolívia", ressaltou.

O Secretário Nacional de Segurança Pública, disse ao parlamentar que está sendo doado para o estado cerca de 1600 equipamentos, entre rádios comunicadores, veículos, armamento, que foram utilizados durante jogos Pan-americanos.

"Acredito que de imediato, os equipamentos que estão sendo doados para o estado, poderão ser úteis as forças de segurança locais, fortalecerá as ações articuladas de segurança", disse.

Autoridades ligadas a área de segurança em Rondônia, informaram que o efetivo disponível para o estado é limitado, e ainda têm que se desdobrar para atender outras questões como crimes ambientais, tráfico de diamantes, conflitos entre madeireiros e indígenas, além das ocorrências habituais.

Atento a problemática que pode ser intensificada, na opinião do petista, com a construção das hidrelétricas do Madeira, que aumentará consideravelmente o número de emigrantes na região, e consequentemente o números de delitos e violência, Valverde pediu atenção do Secretário Biscaia, no sentido de viabilizar equipamentos que ajudem nas operações e no incremento do aparato policial, além da ampliação do efetivo das polícias, Federal, Rodoviária e Militar.

Fonte: Leila Brito 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)