Quinta-feira, 21 de janeiro de 2010 - 11h31
Atento às consequências da proliferação do mosquito aedes aegypti, o Poder Judiciário de Rondônia está investindo em prevenção à dengue. São ações de responsabilidade social que irão beneficiar toda a sociedade no combate à doença. Mais de 20 mil casos de dengue e 15 mortes provocadas pela doença foram registradas em Rondônia no período de outubro de 2009 a janeiro deste ano. Os municípios de Jaru, Cacoal, Ariquemes e Pimenta Bueno aumentam as estatísticas, é o que afirma a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).
O Serviço Médico da instituição colabora intensificando as consultas e enviando servidores e dependentes para exames laboratoriais. Dados do Setor revelam que o número de casos de servidores com dengue tem aumentado nos últimos dois meses. São 42 casos registrados na capital e outros 12 nas comarcas do interior do estado.
A grande preocupação dos médicos do Poder Judiciário é com a dengue hemorrágica, pois os sintomas são poucos conhecidos. Para o médico José Roberto Vasques de Miranda é necessário um trabalho de prevenção. "Os sintomas são muito parecidos com a dengue, mas a doença é ainda mais grave porque provoca hemorragias. Sangramentos nasais, urinários; dores abdominais, febres, dificuldades respiratórias são perigosos sinais", orientou o médico.
Prevenção
Em todos os prédios do Judiciário será feito um trabalho de prevenção para acabar com possíveis focos dos mosquitos aedes aegypti. Entre as ações: a distribuição de informativos e realização de palestras sobre as causas e o combate à dengue. "Aqui no prédio sede estamos cercados de construções. Nossa preocupação é com água parada, lixos e materiais que possam causar focos. A dengue é hoje um problemas de saúde pública e estamos empenhados em combater o avanço da doença",completou o responsável pelo Serviço Médico, Abdon Ribeiro da Silva Neto.
Fonte: Ascom/TJRO
Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia
A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro
Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)