Terça-feira, 13 de maio de 2014 - 20h26
Será nos dias 21 e 22 de maio, o 1º Seminário de Políticas Públicas sobre Drogas que a prefeitura e o o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad) realizam em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), Ordem dos Advogados do Brasil, em Rondônia (OAB/RO) e Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). O evento acontecerá na Ulbra e terá como tema “Família, Sociedade e Competência”.
A programação do seminário foi apresentada nesta terça-feira, em uma reunião no Gabinete do Vice-Prefeito de Porto Velho, Dalton Di Franco que teve a presença de representantes de várias entidades que trabalham com a questão da dependência química. O presidente do Comad, o secretário Jorge Elarrat, da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Sempla), explicou que o seminário tem o objetivo de mostrar a cara do conselho para a sociedade portovelhense. “O Comad é muito recente. Foi criado em dois mil e dez. E a proposta do seminário é fazer um primeiro movimento do conselho na questão da política sobre drogas, em Porto Velho, para que a gente consiga identificar especificamente que tipo de apoio a sociedade precisa, em função dos graves comprometimentos que as drogas trazem tanto para as famílias como para a sociedade também. E o evento está focando não só no usuário de drogas, mas no entorno dele, nas pessoas que o circundam para que elas consigam se fortalecer e prestar todo o apoio que os dependentes químicos precisam para saírem desse vício”, disse.
Durante os dois dias haverá palestras sobre vários assuntos como, protagonismo familiar, justiça terapêutica, profissionais e competências, entidades que trabalham na assistência às pessoas com dependência química, grupo de apoio e mútua ajuda, desligamento emocional recursos públicos (aparelhamento, modelos familiares, e projetos e atividades do Grupo Abraço.
No primeiro dia, o seminário será das 14h30 às 17h. O ciclo de debates do evento será aberto pelo psicólogo forense e mestre em educação, Cristiano de Paula, que vai palestrar sobre “Protagonismo Familiar”. No segundo dia, a juíza Sandra Torres, do Juizado Especial Cível e mestre em Direitos Humanos, abre as palestras do dia com o tema” Justiça Terapêutica.
Na sequência, o tema “Modelos de Famílias” será exposto pelos palestrantes Paulo Renato Calheiros, professor da Universidade Federal de Rondônia, doutor em psicologia e Paulo Rogério Moraes, mestre em psicologia. “Desligamento Emocional”, que terá como palestrante o advogado Orlando de Souza, e Recursos Públicos, palestrada pela secretária Josélia Ferreira, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), encerram o ciclo de debates pela parte da manhã.
Pela parte da tarde haverá quatro palestras: “Profissionais e Competências”, que será ministrada pelo psicólogo Daniel Lima; “Projetos e Atividades do Grupo Abraço”, que terá como palestrante o psicólogo Cristiano de Paula; “Conhecendo os Grupos de Apoio e Mútua Ajuda”, por Janes de Campos, técnico em Prevenção e Recuperação ao Uso Indevido de Drogas; e “Trabalhos Institucionais de Entidades que Trabalham com Dependência Química”, que terá como palestrante a diretora da Associação Casa Família Roseta, Giuseppina Fulco.
Fonte: Joel Elia
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland