Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Colégio de Procuradores do MPC-RO define indicação para a Procuradoria-Geral no biênio 2018/2019


Colégio de Procuradores do MPC-RO define indicação para a Procuradoria-Geral no biênio 2018/2019 - Gente de Opinião

O colegiado é formado pelos procuradores Ernesto Victoria,
Érika Saldanha, Adilson Moreira e Yvonete Fontinelle

O Colégio de Procuradores do Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO) esteve reunido na quinta-feira (21), em sua sexta sessão no presente exercício, a fim de realizar a eleição com vistas à elaboração de lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral do MPC-RO, visando o biênio 2018/19.

Realizada no Gabinete da Procuradoria-Geral do MPC, a eleição ocorreu por aclamação e teve a participação dos quatro integrantes do Colegiado de Procuradores de Contas: além do atual procurador-geral, Adilson Moreira de Medeiros, e de Yvonete Fontinelle de Melo, participaram a procuradora Érika Patrícia Saldanha de Oliveira e o procurador Ernesto Tavares Victoria.

Considerada importante por sacramentar o processo de transição democrática no cargo de Procurador-Geral do MPC, a eleição é regulamentada pela Resolução nº 01/MPC/2009, que, entre outras regras, determina a elaboração, em eleição direta, de lista tríplice, mediante voto secreto de pelo menos dois terços dos membros do MPC rondoniense em atividade.

No caso da eleição desta quinta-feira, como houve unanimidade em torno do nome de Yvonete Fontinelle, candidata única no pleito, tornou-se desnecessária a elaboração da citada lista. Seu nome agora será encaminhado ao Governador do Estado, Confúcio Moura, a quem compete a nomeação para o cargo, nos moldes do que determina a Lei Complementar nº 154/1996, em seu artigo 79, parágrafo 1º.

O mandato de procurador-geral do MPC é de dois anos, com direito a uma recondução, nos termos do artigo 79, parágrafo 1º, da Lei Complementar nº 154/96, com a redação dada pela Lei Complementar nº 799/14. No que diz respeito ao MPC rondoniense, o próximo mandato se iniciará em 1º de janeiro de 2018, estendendo-se até 31 de dezembro de 2019.

CORREGEDORIA-GERAL

Ainda durante a sessão do Colegiado de Procuradores do MPC, foi realizada a escolha para Corregedor-Geral do órgão, sendo conduzido ao cargo o procurador Ernesto Tavares Victoria, cujo mandato também será para o biênio 2018/19.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)