Segunda-feira, 18 de janeiro de 2010 - 17h46
Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) aponta que as famílias iniciaram o ano satisfeitas com as condições atuais de emprego, renda e crédito e encontram-se mais propensas a ampliar seus gastos com consumo no curto prazo.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) está lançando a primeira Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF-Nacional), que tem como objetivo antecipar o potencial das vendas do comércio. O indicador tem capacidade de medir, com alta precisão, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo, atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, condições de crédito, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro. Em seu primeiro resultado, o ICF-Nacional registrou uma percepção de satisfação geral de 135,5 pontos, numa escala que vai de zero a 200, indicando otimismo com relação ao futuro.
Os resultados do ICF podem ser avaliados sob dois ângulos. O primeiro é o da magnitude do grau de satisfação e insatisfação dos consumidores, por meio de sua dimensão, já que o índice abaixo de 100 pontos indica uma percepção de insatisfação, enquanto acima de 100 (com limite de 200 pontos) indica o grau de satisfação em termos de seu emprego, renda e capacidade de consumo. O segundo ângulo é o da tendência desse grau de satisfação e insatisfação, por meio das variações mensais do ICF total.
O ICF é composto por sete itens. Quatro deles – emprego atual, renda atual, compra a prazo e nível de consumo atual - comparam a expectativa do consumidor em relação a igual período do ano passado. Os demais itens referem-se a perspectivas de melhoria profissional para os próximos seis meses, expectativas de consumo para os próximos três meses e avaliação do momento atual quanto à aquisição de bens duráveis.
Para o comércio, o ICF cumpre um papel altamente relevante ao capturar informações em todas as unidades da Federação. As informações são obtidas a partir de 18.000 questionários analisados mensalmente. Outro fator que destaca o ICF frente a outros indicadores antecedentes baseados na percepção do consumidor é o seu caráter de curto prazo. As avaliações do consumidor em relação ao futuro são tomadas em um horizonte que varia de três a seis meses. Outra característica deste indicador consiste na fusão da percepção pessoal e familiar.
INTENÇÃO DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS
|
|||
|
Total
|
Até de 10 S.M.
|
Mais de 10 S.M.
|
T1 - Emprego Atual
|
134,8
|
133,0
|
145,8
|
T2 - Perspectiva Profissional
|
135,9
|
133,6
|
142,9
|
T3 - Renda Atual
|
146,3
|
144,3
|
157,9
|
T4 - Compra a Prazo
|
145,2
|
142,6
|
162,6
|
T5 - Nível de Consumo Atual
|
107,3
|
104,2
|
127,6
|
T6 - Perspectiva de Consumo
|
138,4
|
136,8
|
149,3
|
T7 - Momento para Duráveis
|
140,8
|
139,8
|
153,4
|
ICF
|
135,5
|
133,5
|
148,5
|
Pesquisa Direta CNC
|
Emprego Atual: Famílias mais seguras
O item Emprego Atual atingiu no final de dezembro 134,8 pontos, indicando satisfação dos entrevistados diante da empregabilidade corrente. No corte por faixa de renda, as famílias que percebem renda total acima de 10 salários mínimos encontram-se em um patamar mais elevado (145,8 pontos) que as famílias de renda inferior (133,0 pontos).
A percepção geral dos entrevistados é consistente com a recuperação recente do mercado de trabalho, uma vez que a taxa de desemprego nas principais regiões metropolitanas do país apurada pela pesquisa mensal de emprego (PME) do IBGE apresentou recuos nos últimos três meses pesquisados.
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér
Com apoio de Maurício Carvalho, Ponte Binacional entre Brasil e Bolívia avança após decisão do TCU
Obra vai ligar Guajará-Mirim (RO) à cidade boliviana de Guayaramerín. Deputado Maurício Carvalho comemora a decisão e classifica o avanço como histó
O investimento na segurança pública é essencial para o desenvolvimento do estado de Rondônia e uma melhor atuação das polícias na proteção dos cidad
Alero aprova mais de R$ 32 milhões para a cultura, esporte e lazer em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram, durante sessão extraordinária realizada na terça-feira (1º), a destinação de R$ 32.328.725,47 para a promoção da c