Segunda-feira, 5 de novembro de 2012 - 12h22
Criada em 2005 a coordenadoria municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, têm contribuindo com a promoção da igualdade de gênero e pela melhoria das condições da qualidade de vida das mulheres do Município de Porto Velho. Desde sua criação, a CMPPM já atendeu cerca de 5 mil mulheres, em suas atividades em Porto Velho e nos Distritos, bem como realizou campanhas, capacitações, oficinas, conferências, cursos, tenda da cidadania, mutirões, Pit Stop entre outras atividades.
A CMPPM criou um centro de referência “Sonho de Liberdade”, que promove a cidadania, o resgate da autoestima e a reestruturação física, emocional e social da mulher através de um trabalho profissional de caráter multidisciplinar que visa garantir o atendimento social psicológico e orientação jurídica.
De 2005 a 2012 foram realizados 740 atendimentos.
Casa Abrigo
A coordenadoria de mulheres oferece uma casa de abrigo onde atende e garante a integridade física e psicológica de mulheres em risco de morte e de seus filhos menores de idade. O ambiente é agradável com atividades propícias para que as mulheres exercitem a própria autonomia e recuperem a autoestima, em caráter sigiloso de moradia, protegida e preservada com a não divulgação do endereço.
Trabalho e Renda
Além de a casa fornecer atendimento e acolhimento, o projeto Espaço Lilás e convênio com a Secretaria de Políticas Publicas para Mulheres (SPM), realiza campanhas e palestras.
São oferecidas as mulheres através do Projeto de mapeamento e capacitação dos empreendimentos geridos por mulheres cursos de: Camareira, Cabeleireira, manicure, flores em EVA, bonecas de lã, entre outros. O projeto “Entre Laços e Abraços”, visa estimular a autoestima das mulheres.
Instalação da CMDDM
O Conselho de Defesa dos Direitos das Mulheres é composto por doze membros titulares e seus respectivos suplentes, escolhidos entre representantes dos Poderes Executivos e Legislativos Municipais e de Organizações Representativas da Sociedade. O órgão é deliberativo, normativo, consultivo e fiscalizador da política de garantia, promoção e defesa dos direitos da mulher, a casa possui uma equipe sempre alerta para atender e defender a qualquer hora situações de mulheres que sofreram algum tipo de abuso
Atualmente a CMPPM, O Centro de Referencia e o Conselho da Mulheres estão juntamente lutando para o funcionamento da Delegacia 24 horas.
Fonte: Janiele Viana
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg