Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CMPPM: 8 anos de trabalho em beneficio das mulheres


Criada em 2005 a coordenadoria municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, têm contribuindo com a promoção da igualdade de gênero e pela melhoria das condições da qualidade de vida das mulheres do Município de Porto Velho. Desde sua criação, a CMPPM já atendeu cerca de 5 mil mulheres, em suas atividades em Porto Velho e nos Distritos, bem como realizou campanhas, capacitações, oficinas, conferências, cursos, tenda da cidadania, mutirões, Pit Stop entre outras atividades.

A CMPPM criou um centro de referência “Sonho de Liberdade”, que promove a cidadania, o resgate da autoestima e a reestruturação física, emocional e social da mulher através de um trabalho profissional de caráter multidisciplinar que visa garantir o atendimento social psicológico e orientação jurídica.

De 2005 a 2012 foram realizados 740 atendimentos.
 

Casa Abrigo

A coordenadoria de mulheres oferece uma casa de abrigo onde atende e garante a integridade física e psicológica de mulheres em risco de morte e de seus filhos menores de idade. O ambiente é agradável com atividades propícias para que as mulheres exercitem a própria autonomia e recuperem a autoestima, em caráter sigiloso de moradia, protegida e preservada com a não divulgação do endereço.
 

Trabalho e Renda

Além de a casa fornecer atendimento e acolhimento, o projeto Espaço Lilás e convênio com a Secretaria de Políticas Publicas para Mulheres (SPM), realiza campanhas e palestras.

São oferecidas as mulheres através do Projeto de mapeamento e capacitação dos empreendimentos geridos por mulheres cursos de: Camareira, Cabeleireira, manicure, flores em EVA, bonecas de lã, entre outros. O projeto “Entre Laços e Abraços”, visa estimular a autoestima das mulheres.


Instalação da CMDDM

O Conselho de Defesa dos Direitos das Mulheres é composto por doze membros titulares e seus respectivos suplentes, escolhidos entre representantes dos Poderes Executivos e Legislativos Municipais e de Organizações Representativas da Sociedade. O órgão é deliberativo, normativo, consultivo e fiscalizador da política de garantia, promoção e defesa dos direitos da mulher, a casa possui uma equipe sempre alerta para atender e defender a qualquer hora situações de mulheres que sofreram algum tipo de abuso

Atualmente a CMPPM, O Centro de Referencia e o Conselho da Mulheres estão juntamente lutando para o funcionamento da Delegacia 24 horas.

Fonte
: Janiele Viana

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)