Quarta-feira, 3 de dezembro de 2008 - 13h44
Danilo Macedo
Agência Brasil
Brasília - O Brasil vai começar a exportar carne de frango para a China, o maior comprador dos produtos do agronegócio brasileiro. A informação foi dada pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, que estava até hoje (3) negociando, em Pequim, com o vice-ministro de Administração, Quarentena, Supervisão e Inspeção da República Popular da China, Wei Chuanzhong.
O assessor especial da União Brasileira de Avicultura (UBA), Ricardo Santin, explicou que 22 plantas de abate brasileiras já tinham sido autorizadas pelos fiscais chineses há algum tempo, mas faltava a licença para que empresários de lá pudessem importar o produto nacional. Essa licença foi fechada hoje na negociação.
Segundo Kroetz, o início do comércio de carne de frango in natura para a China é imediato. Inicialmente, 24 abatedouros, localizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, já foram autorizados a exportar para aquele mercado. Isso é um avanço muito importante porque se constrói uma parceria para resolver as questões. Elas serão resolvidas conjuntamente, sem disputa ou desentendimentos, avaliou Kroetz.
Os representantes do setor já tinham dito ontem que, apesar da redução nas exportações por conta da crise financeira mundial, estavam otimistas em relação ao próximo ano por conta da abertura de novos mercados, como o chinês. Além do acordo em relação à carne de frango, Kroetz disse que os dois governos ratificaram um protocolo que estabelece condições de inspeção, quarentena e saúde veterinária para a carne suína, além dos critérios para certificação e habilitação de estabelecimentos registro
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal
O advogado e pré-candidato a deputado federal Célio Lopes (União Brasil) lança, nesta terça-feira, 23, o manifesto “Perto de quem espera”, documento

Oficina Elas por Elas reúne mulheres em Ji-Paraná para dois dias de formação política
O PT de Rondônia realizou no município de Ji-Paraná, no último final de semana (20 e 21.06), a Oficina Elas por Elas – Por mais Mulheres na Política

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras
Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)