Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 - 05h16
A balsa responsável pela travessia de veículos e pedestres no rio Jamari, que dá acesso a Vila Nova Samuel, está interditada, em razão do grande volume de chuva registrada nos últimos dias, causando sérios transtornos aos moradores das Linhas 45, 43 e assentados do Projeto Jequitibá.
O prefeito Dinho e uma comissão de moradores da localidade foram em Brasília, em busca de solução para a problemática, em especial a construção da ponte, considerando que, devido a cheia do rio Jamari, não tem como o rebocador arrastar a balsa até a margem do rio. Em audiência pública realizada no último dia 11, no salão da Igreja do Evangelho Quadrangular na Vila Nova Samuel, o prefeito Osvaldo Sousa, preocupado com a situação dos moradores, se comprometeu em acompanhar a comissão.
“Passamos por constrangimentos, pois com a cheia do rio, a balsa está interditada, mas não temos autorização para passar pela barragem da Hidrelétrica Samuel, ficando assim ilhados, sem o direito de ir e vir”, lamentou o morador João Carlos Dantas.
Na oportunidade, o engenheiro da Eletronorte, Marcelo Alves de Melo Franco esclareceu que a barragem não foi construída para passagem de veículos, por se tratar de uma área de segurança nacional. “Existem equipamentos elétricos na construção da barragem que podem gerar graves acidentes”, justificou Marcelo, frisando ser a construção da ponte uma solução viável para o problema.
No rio Jamari, um rio da bacia amazônica afluente do rio Madeira, por não possuir bacia acentuada, recebeu em seu leito um dique de 45 km de extensão de cada margem para formar o lago da hidrelétrica, onde foram realizados os serviços elétrico dos equipamentos e da instalação de 230 e 13,8 kV, sistemas digitais de proteção, controle e supervisão da subestação, serviços auxiliares e a infraestrutura elétrica (aterramento, iluminação, canaletas e eletrodutos), se tornando assim um risco a travessia de veículos pela barragem.
Os mais prejudicados estão sendo os alunos que moram naquela região e estudam nas escolas públicas municipais e estaduais da sede de Candeias. De acordo com o prefeito Dinho, algumas estradas vicinais que ficam em torno de lagoas estão em péssimas condições, com as constantes chuvas, chegando a transbordar, ficando intransitável. “É preocupante a situação, além da balsa está interditada, ainda tem esses trechos alagados, acumulando grande quantidade de lama, colocando em risco a vida das pessoas que passam pelo local”, disse o prefeito.
Dinho ressaltou que, mesmo com as constantes chuvas, máquinas estão trabalhando a todo vapor na abertura de valas para o escoamento da água e bueiros estão sendo construídos. “Precisamos garantir o escoamento da produção agrícola, o transporte escolar e o acesso das famílias à sede e a outras localidades”, disse o executivo.
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)