Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Charque de búfalos no Vale do Guaporé


 

O governador Cassol visitou no sábado, dia 16, a fazenda Pau D’óleo, localizada no Vale do Guaporé, entre os municípios de Costa Marques e Pimenteiras. A fazenda possui um rebanho de mais de 10 mil cabeças de búfalos e pertence ao Estado.

O motivo da visita pelo chefe do executivo à fazenda, foi avaliar in loco uma redução do número de cabeças do animal, que tem invadido as reversas florestais da região. Na companhia do governador, estava o diretor adjunto do DER, Dilmar Nascimento e o gerente executivo da fazenda e região de fronteira, do Idaron, Pinheiro.

O Estado já está com uma equipe no local, criando uma infra-estrutura para amansar os búfalos, para uma posterior captura e abate.

De acordo com o governador, a carne de charque a ser produzida será distribuídas entre escolas públicas e ainda famílias carentes. “Com esta charque produzida, poderemos repassar para as escolas e famílias carentes”, avaliou.

Além de criar uma nova infra-estrutura, também serão realizadas obras de manutenção: será refeita a pista de pouso para pequenas aeronaves, além de refazer casas e cercas. O aterro já existente, da época do ex-governador Teixeirão,  será refeito nos trechos danificados, além de serem construídas pontes.

Todo o trajeto de vistoria do aterro foi realizado em trator, que o governador Cassol fez questão de pilotar, relembrando os velhos tempos de jeriqueiro. “Matei a saudade de quando dirigia trator”, afirmou.

Para chegar à fazenda, Cassol e seus acompanhantes tiveram que enfrentar 10 horas de viagem a barco, entre ida e volta, já que a fazenda fica a 8 mil metros acima do leito do rio Guaporé.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu o Selo Diamante conferido pelo Programa Nacional de

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido

A presidente estadual do Progressistas, deputada federal Sílvia Cristina, anunciou a chegada de novas lideranças ao partido. O evento que marca o re

Prestação de contas destaca ações e investimentos do mandato de Cláudia de Jesus em Rondônia

Prestação de contas destaca ações e investimentos do mandato de Cláudia de Jesus em Rondônia

Em três anos de atuação, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um balanço marcado pela valorização dos trabalhadores, fortalecimento

Deputada Cristiane Lopes anuncia a retomada da investigação contra o leite importado e reforça defesa dos produtores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes anuncia a retomada da investigação contra o leite importado e reforça defesa dos produtores de Rondônia

Após cobranças firmes da deputada federal Cristiane Lopes no plenário da Câmara e no envio de ofícios ao Governo Federal, o Ministério da Indústria

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)