Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Chamada pública do Incra destina 40 milhões para projetos


Através da chamada pública CNPq/MDA-Incra Nº. 26/2012 serão selecionados projetos de ensino, pesquisa e extensão rural com foco em inovação tecnológica voltada para o desenvolvimento dos assentamentos da reforma agrária. De acordo com o edital, as propostas devem ser apresentadas até o dia 19/11/2012.

Os projetos aprovados serão financiados com recursos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/MDA), no valor estimado de R$ 40.521.600,00, a serem liberados em três parcelas anuais (2012, 2013 e 2014), de acordo com o plano de trabalho do Termo de Cooperação.

A iniciativa tem foco na qualificação da formação de professores, alunos e técnicos extensionistas, na geração de conhecimentos, capacitação técnico-profissional e nos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural junto aos assentados, considerando os princípios e objetivos da Política Nacional de Educação do Campo e do PRONERA (Decreto nº. 7.352/2010), do Programa Fomento à Agroindustrialização e à Comercialização (Terrasol), e a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Lei nº. 12.188, de 11 de janeiro de 2010).

Serão apoiados projetos que articulem ensino, pesquisa e extensão inovadora, que venham a aperfeiçoar e incrementar as ações já desenvolvidas no âmbito dos projetos educacionais, capacitação, assistência técnica e fomento à agroindustrialização e comercialização nos assentamentos de Reforma Agrária, disponibilizando os seus resultados para a sociedade brasileira.

As linhas temáticas são: fomento à organização para acesso aos mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE; apoio a processos de beneficiamento/agroindustrialização de produtos pelos grupos, associações e cooperativas de assentados/agricultores familiares; apoio a processos de gestão administrativa de grupos, associações e cooperativas de assentados/agricultores familiares; agroecologia e sustentabilidade na produção agrícola, pecuária, atividades pluriativas e manejo de recursos naturais nos assentamentos rurais; capacitação para extensionismo tecnológico articulado às ações de combate à pobreza nos assentamentos rurais; comunicação, projetos artísticos e culturais em comunidades de assentamentos rurais; formação de educadores e novas metodologias para a Educação do Campo; uso de metodologias participativas aplicadas à pesquisa, assistência técnica e extensão rural.

A divulgação dos resultados será realizada no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet, a partir de 10 de dezembro 2012. O apoio às propostas aprovadas será iniciado a partir de 10 de dezembro 2012.

Fonte: jeanne Machado
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)