Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CGU e Unodc vão premiar curtas-metragens sobre combate à corrupção



O combate à corrupção vai em busca de um novo e poderoso aliado: as telas do cinema. Já estão abertas as inscrições para dois concursos de curtas-metragens promovidos pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). As obras devem ser inéditas, em qualquer gênero (ficção, animação, documentário etc), sobre o tema “Luta contra a corrupção: compromisso de todos”.

Um dos concursos, o 1º Concurso do Minuto da CGU, vai premiar 20 curtas com duração de 60 segundos. O outro vai selecionar projetos que terão apoio financeiro da CGU e do Unodc para saírem do papel. Nesse caso (1º Concurso Nacional de Curtas-Metragens da CGU), as obras deverão ser orçadas em, no máximo, R$ 70 mil e poderão durar de cinco a dez minutos.

Em ambos, a temática dos curtas deve ser dirigida ao público em geral e desenvolver histórias que envolvam a sociedade; estimulem uma cultura ética, de intolerância e combate à corrupção por parte de cada cidadão; e promovam o debate e a reflexão sobre a importância de uma participação cidadã ativa no acompanhamento e controle da gestão pública.

O resultado final dos dois concursos será divulgado no site da CGU até o dia 27 de novembro. A Comissão de Julgamento será composta por profissionais de comprovada experiência e notório saber na área audiovisual ou sobre o tema de prevenção e combate à corrupção, designados pela CGU. Entre os critérios que serão considerados para a seleção dos curtas e dos projetos, estão originalidade, criatividade, qualidade técnica, roteiro, e viabilidade técnica e comercial.

Inscrições

Qualquer pessoa física acima de 18 anos e residente no Brasil pode participar do 1º Concurso do Minuto da CGU, sendo permitida a inscrição de dois curtas por concorrente. Os filmes dessa modalidade poderão ser produzidos com qualquer tipo de câmera, inclusive as de telefone celular. Já no 1º Concurso Nacional de Curtas-Metragens da CGU é permitida também a inscrição de pessoa jurídica registrada no país, mas cada concorrente só poderá participar de um projeto.

O requerimento de inscrição para o 1º Concurso do Minuto da CGU deve ser remetido para a CGU, em Brasília, até o próximo dia 30 de outubro. Já o prazo para o envio do requerimento de inscrição para o 1º Concurso de Curtas-Metragens da CGU é um pouco menor, termina no próximo dia 16 de outubro. Para mais informações, é importante consultar o regulamento de cada concurso (veja ao final da matéria).

Premiação

O 1º Concurso do Minuto da CGU vai premiar os 20 vídeos que alcançarem as maiores notas médias. Serão mil reais para cada um. Já o 1º Concurso Nacional de Curtas-Metragens da CGU vai selecionar os quatro melhores projetos, sendo dois com vistas a receber apoio financeiro e dois para compor lista reserva. O contrato com os vencedores deverá ser assinado em até cinco dias úteis após a publicação do resultado final. A partir daí eles terão até 60 dias para apresentar o curta-metragem completo.

Os responsáveis pelos quatro melhores curtas do 1º Concurso do Minuto da CGU e pelos projetos vencedores do 1º Concurso Nacional de Curtas-Metragens receberão ainda passagens e diárias para participar da cerimônia de comemoração do Dia Internacional contra a Corrupção, em Brasília, no mês de dezembro. 

Saiba mais

1º Concurso do Minuto da CGU:

- Regulamento

- Requerimento de inscrição (PDF | Word)

1º Concurso Nacional de Curtas-Metragens da CGU:

- Regulamento

- Requerimento de inscrição (PDF | Word)

- Modelo de currículo (PDF | Word
)

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)